Seminário 01: Bases Catalográficas e Bibliográficas

Leonardo e Marciléia, explicaram sobre as bases catalográficas e bibliográficas a partir de um contexto histórico (década a década), algo que considerei muito importante, facilitando o entendimento e possíveis reflexões posteriores.

Em resumo: Percebe-se as grandes mudanças ocasionadas durante a Segunda Guerra Mundial para o surgir de tecnologias. As bases de dados bibliográficas, propriamente ditas, nasceram nas décadas de 60 nas bibliotecas americanas auxiliando nas gerações de índices. Na década de 70, surgem as primeiras transmissões de dados on-line e a OCLC. Dez anos depois, computadores pessoais, cd-roms, porém tudo muito caro para a época. Na década de 90 há a abertura de mercado (FHC) e o início do mercado brasileiro de bases de dados. O século XXI surge com a globalização da informação e uma importante realidade: milhões de computadores ligados em rede.

Ao longo do seminário, Leonardo e Marciléia também dividiram as bases de dados quanto à produtores, vendedores e usuários. Bem como citaram o surgimento da Dialog e Orbit em meados da década de 60. Quanto ao armazenamento da informação, fizeram um retrospecto iniciando dos suportes impressos até alcançarem o conceito de acesso remoto.

 

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.