Postagem realizada em: 16/04/2008 às 15:42:31 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Jessica Camara Siqueira
Atividade 2. Pesquisa em Buscadores (retificação)
Buscadores selecionados: Google, Yahoo, Achei e Searchmash
1.Termos na Área de Humanas
1.1.Termo (mais genérico): Zumbi de Palmares
1.1.1.Intenção: Dados gerais sobre a personalidade
A)
Buscador:Google
Tempo de busca: 0.045 s
Quantidade de registros: 197.000.000
Registros encontrados:
Sites: Wikipédia, vida lusófona, sua pesquisa em história, história net, além de blogs relacionados à temática da consciência negra
B)
Buscador: Yahoo
Tempo de busca: 0.27 s
Quantidade de registros: 339.000
Registros encontrados:
Sites: Wikipédia, opinião e notícia, capoeira, sua pesquisa e vida lusófona. Além de entidades relacionadas à temática da Consciência negra
C) Buscador: Searchmash
Tempo de busca: não disponível (aparecem 20 por página)
Quantidade de registros: 190.000
Registros encontrados:
Sites: Wikipédia (em português e inglês), vida lusófona, capoeira, youtube (imagens correlatas) e sites de instituições afins)
D) Buscador: Achei
Tempo de busca: não disponível (aparecem 10 por página)
Quantidade de registros: 7
Registros encontrados:
Há somente um site que fala sobre a lenda de Zumbi de Palmares , os demais ou são anúncios (diretos ou indiretos) ou fazem referência a atividades de capoeira e quilombo)
1.1.2.Comentários sobre a pesquisa
Nesse caso, os buscadores que trouxeram informações mais próximas das desejadas foram o do Google e do Yahoo. O Serchmasch, mesmo internacional trouxe mais referências ao tema que o Achei, nacional. O Google destaca-se também na velocidade de resposta e a quantidade de registros, que ao mesmo tempo em que é positivo pela exaustividade de resposta, obriga-nos a selecionar o conteúdo com maior minúcia.
1.2. Termo: Ganga Zumba (mais específico)
A)Buscador: Google
Tempo de busca: 0.40s
Quantidade de registros:2.430
Registros encontrados:
Mesmo com a variedade de sites, a maioria tratava de animais e poucos sobre a temática elegida. Na 1º página havia somente 3 sites correlatos: Dicionário de nomes, roteiro na Serra da Barriga (quilombo de Palmares) e breve citação na Wikipédia.
B)Buscador: Yahoo
Tempo de busca: 0.53
Quantidade de registros:176
Registros encontrados: Termo considerado errado (“Você quis dizer Ganga Zumba”). Registros de filmes, site de capoeira e eventos culturais da cultura afro.
C)Buscador: Searchmash
Tempo de busca: não disponível
Quantidade de registros: 3850
Registros encontrados: Há alguns sites sobre animais em português, mas a maioria é em espanhol, sobre a Zumba (ritmo de dança)
D)Buscador: Achei
Tempo de busca: não disponível
Quantidade de registros: 0
Registros encontrados: Nenhum registro encontrado, só links para a compra de produtos (não relacionados com o tema
Comentários:
Gamba Zumba é sinônimo do popular termo Zumbi de Palmares, mas que se mostrou pouco difundido. O site que se destacou com mais respostas foi o Searchmash, no entanto foram resultados mais próximos da Zumba que da personalidade pesquisada. Novamente o Google traz mais registros pertinentes, mas que agora também aprecem um pouco difusos em relação a primeira busca. O Yahoo ainda traz algumas referências aproximadas, com os eventos culturais, mas o Achei, ao contrário não apresenta nenhuma resposta, só redirecionamentos para propagandas.
2.Termo na Área de Ciências Biológicas: Dengue (mais genérico)
2.1.Intenção de busca: Dados gerais sobre a doença
A)Buscador: Google
Tempo de busca: 0.04s
Quantidade de registros: 95.700.000
Registros encontrados:
Definição do termo em vários idiomas, com destaque para português, e sites de informática e equipamentos
B)Buscador: Yahoo
Tempo de busca: 0.44s
Quantidade de registros: 2.540.000
Registros encontrados: Definição do termo em vários idiomas, sites de informática e equipamentos
C)Buscador: Searchmasch
Tempo de busca: não disponível
Quantidade de registros: 95.000
Registros encontrados: Definições e usos em vários sites governamentais, além de referências a equipamentos na área de informática
D)Buscador: Achei
Tempo de busca: não disponível
Quantidade de registros: 31
Registros encontrados: Sites sobre cursos de informática e equipamentos
Comentários:
Pesquisa que mesmo com grande quantidade de registros, já traz na 1º página o conteúdo procurado. Novamente destaque para Google com respostas mais precisas, Yahoo com resposta bem próxima ao do anterior e também o Searchmash, que abrange registros internacionais sobre a temática. Já o buscador nacional, permanece com escassez de registros
3.Termo na área de Ciêncis Exatas: Bits
Intenção: Noções gerais sobre o termo
A)Buscador: Google
Tempo de busca: 0.40s
Quantidade de registros: 95.700.000
Registros encontrados: Definição do termo em vários idiomas, com destaque para português, e sites de informática e equipamentos
B)Buscador: Yahoo
Tempo de busca: 0.44s
Quantidade de registros: 2.500.000
Registros encontrados: Definição do termo em vários idiomas, sites de informática e equipamentos
C)Buscador: Searchmash
Tempo de busca: Não disponível
Quantidade de registros: 95.000.000
Registros encontrados: Definições e usos em vários sites governamentais, além de referências a equipamentos na área de informática
D)Buscador: Achei
Tempo de busca: Não disponível
Quantidade de registros: 31
Registros encontrados: Sites sobre cursos de informática e equipamentos
Considerações:
Novamente o Google destaca-se com as respostas, seguido do Serchmash, que além de ter as definições, presa em selecionar, na primeira página, sites governamentais. O Yahoo traz um resultado bem próximo ao do Google, e o Achei refere-se somente a 31 sites, que em sua maioria não focam na intenção da busca.
4. Conclusões: Fica claro que os buscadores Google, Yahoo são mais completos trazendo uma maior diversidade de resposta, que de uma forma ou de outra acabam se encaixando com a necessidade do usuário. O Serchmash, também se destaca, pois além de trazer respostas próximas as dos dois anteriores, priorizando sites governamentais, que garantem maior confiabilidade dos resultados. Já o buscador nacional é limitado, e caba focando mais os interesses de anunciantes que aos objetivos de pesquisadores.