Os números na base
Postagem realizada em: 16/04/2008 às 18:08:13 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Alan Goncalves de Sousa

Comentários sobre bases de dados numéricas – Seminário 14/04
O seminário englobou três exemplos: SEADE, IBGE e ONU (United Nations), para isso utilizou-se de tópicos na avaliação cobrindo procedência, idioma, cobertura, tipo da base e seu hospedeiro.
IBGE: consiste num banco de dados que relaciona bases de dados dentro de seu banco; é o principal provedor de dados e informação do país. Possui caráter público-federal, mas contêm informações na esfera internacional. Foi observada a base de dados do BME (Banco Multidimensional de Estatísticas) o que causou conflito de plataformas no momento da navegação, dificultando algumas visualizações. Houve visualizações gráficas de mapas no site e pôde ser percebida a dificuldade de pesquisas nas bases de dados numéricas.
ONU (United Nations): constituída no pós segunda guerra mundial (1945), de âmbito internacional de caráter governamental. Possui 192 países membros. Foram salientados alguns problemas na análise de procedência, a ONU busca dados nos países ao redor do mundo. Consiste numa base de fonte com várias abordagens: economia, cultura, educação, etc.
Em determinado momento foi dispersivo nas pesquisas, necessitando de um foco pré-determinado para exemplificação na apresentação.