Os números na base


Comentários sobre bases de dados numéricas – Seminário 14/04

Passou pela historicidade do número retratando sua relevância: estatística, probabilidade, lema de Neyman e Pearson e o teorema de estatística de decisão.

O seminário englobou três exemplos: SEADE, IBGE e ONU (United Nations), para isso utilizou-se de tópicos na avaliação cobrindo procedência, idioma, cobertura, tipo da base e seu hospedeiro.

SEADE: base de dados de caráter público-estadual, mas que apresenta outros dados no âmbito federal. Cobre temas na saúde, educação, segurança e outros. Foi feita uma navegação no site no momento da apresentação do seminário trazendo algumas tabelas e gráficos com dados populacionais e dados sobre saneamento.

IBGE: consiste num banco de dados que relaciona bases de dados dentro de seu banco; é o principal provedor de dados e informação do país. Possui caráter público-federal, mas contêm informações na esfera internacional. Foi observada a base de dados do BME (Banco Multidimensional de Estatísticas) o que causou conflito de plataformas no momento da navegação, dificultando algumas visualizações. Houve visualizações gráficas de mapas no site e pôde ser percebida a dificuldade de pesquisas nas bases de dados numéricas.

ONU (United Nations): constituída no pós segunda guerra mundial (1945), de âmbito internacional de caráter governamental. Possui 192 países membros. Foram salientados alguns problemas na análise de procedência, a ONU busca dados nos países ao redor do mundo. Consiste numa base de fonte com várias abordagens: economia, cultura, educação, etc.

O trabalho trouxe grandes bases e pôde ser geral na avaliação de seu conteúdo, mostrou dificuldades para se avaliar e pesquisar essas bases. Os exemplos foram fundamentais para perceber a importância dessas bases e como as pessoas podem se interessar por esses dados, mesmo não sendo pesquisadores e especialistas.

Em determinado momento foi dispersivo nas pesquisas, necessitando de um foco pré-determinado para exemplificação na apresentação.   


© 2017 - 2025 by NeoCyber.