Comentário sobre o seminário BASE DE DADOS NUMÉRICOS

São as bases que incluem dados numéricos e estatísticos.

Nacionais

Fundação SEADE -Sistema Estadual de Análise de Dados - Mantém base de dados numérica com informações de dados da FGV, FIBGE, FIESP, CEBRAP e de Secretaria Estaduais. Contém acervo de informações sócio econômicas sobre o Estado de São Paulo e municípios paulistas (desemprego, população, economia, eleições, comércio, previdência, etc.).

DIEESE - Banco de dados estatíscticos do Departapento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.

Internacionais

INFONATION – Banco de dados com estatísticas de quase todos os países do mundo, com indicadores socioeconômicos, tabela comparativa com dados da Divisão de Estatística das Nações Unidas.

ONU – Organização das Nações Unidas – mantém bases de dados estatísticos internacionais referentes a indicadores socioeconomicos dos países.

STATISTICAL RESOURCES ON THE WEB – Lista sites norte-americanos divididos em seções: agricultura, saúde, comércio, exterior, educação, sociologia, política, etc.

IBGE :: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Missão Institucional

“Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania .”

Principais Funções

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:

- Produção e análise de informações estatísticas

- Coordenação e consolidação e consolidação das informações estatísticas

- Produção e análise de informações geográficas

- Coordenação e consolidação das informações geográficas

- Estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais

- documentação e disseminação de informações

- Coordenação dos sistemas estatísticos e cartográficos nacionais.

 

Histórico

 

Durante o período imperial, o único órgão com atividades exclusivamente estatísticas era a Diretoria Geral de Estatísticas em 1871. Com o advento da república, o governo sentiu necessidade de ampliar essas atividades, principalmente depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.

 

Com o passar tempo, o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.

 

A carência de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no país, favoreceu a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística – INE, que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936.

 

No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Há 69 anos, o IBGE cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem.

 

O seminário foi bom. O fato de o Anderson estar sozinho em sua pesquisa e no preparo de sua apresentação torna o processo muito difícil, pois uma troca de idéias é fundamental para decidir o que apresentar. Mas a idéia de fazer a busca durante sua apresentação pode mostrar o como fazer nos site, o que é bem diferente de levar os prints screens prontos.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.