Seminário: Bases de Dados Numéricos
Na última aula de Recursos Informacionais II, Ivânia apresentou um seminário sobre as Bases de Dados Numéricos.
Inicialmente, ela relembrou as características das bases de dados, bem como sua evolução histórica. Nossa amiga demonstrou ainda as diferenças entre as bases de dados referenciais, cujas informações remetem ao documento, e as bases de dados de fonte, que trazem o documento completo, havendo também as mistas. Dentro do grupo de bases de dados de fonte, estão as Bases de Dados Numéricos.
As Bases Numéricas contém informações numéricas e estatísticas – indicadores em áreas como emprego, serviços, finanças, população, salário e renda, produção, consumo e vendas etc. Muitas vezes elas possuem arranjos e índices diferenciados. Por serem, em sua maioria, produzidas por instituições sem fins lucrativos, são quase todas disponibilizadas gratuitamente via Internet (claro, há exceções). Como exemplo, Ivânia citou as bases do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo levantamento dos principais indicadores sociais e econômicos do país. Em classe, foram explorados diversos de seus detalhes. Muitos dos seus recursos não eram conhecidos pela maior parte de nossa classe.
Outras bases apresentadas no seminário: do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), fornecendo informações sobre a educação no Brasil; da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) com pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas relacionadas ao estado de São Paulo, e do DIESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com dados estatísticos ligados ao mundo do trabalho (indicativos econômicos, especialmente). Como exemplos internacionais, Ivânia nos mostrou as bases da U.S. Census Bureau, espécie de “IBGE” norte-americano e, por fim, da ONU (Organização das Nações Unidas). Em todos os casos, foi mostrado o histórico das instituições.
O seminário da Ivânia nos fez recordar um pouco aquele apresentado no semestre passado, sobre Fontes de Dados Estatísticos. Apesar da mudança do suporte onde estão as informações, é vital estar atento à credibilidade da instituição responsável por elas. Percebe-se, assim, a importância de dados numéricos e estatísticos como alicerces a fim de dar credibilidade a um argumento ou fato.