Postagem realizada em: 03/05/2008 às 22:31:34 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Silvia Leticia Scramim
Seminário Bases de dados de Textos Completos
Muito bom o seminário do grupo. Foi muito bem estruturado e os exemplos foram bem interessantes. Inicia com as causas das mudanças na sociedade da informação e enfatizando o acesso facilitado pelo avanço tecnológico.
Em seguida, retoma a definição de bases de dados, seus principais critérios e tipos, especificando a tipologia das bases textuais e de textos completos.
Os dois exemplos iniciais o apresentados forma o IBCT e a Revista da Ciência da Informação, com seus devidos históricos, objetivos, aspectos característicos.
O segundo exemplo foi a análise da Scielo, no Brasil desde 1997 com parcerias com a FAPESP e a BIREME e com reconhecimento internacional.
Atualmente conta com mais de 210 títulos de periódicos e mais de 84.00 artigos científicos. A maior quantidade de publicações se concentra as áreas de Ciências, mais exatamente em saúde e físicas, mas com a preocupação em se expandir para as áreas de humanas também.
O terceiro exemplo foi a biblioteca de teses e dissertações da USP, criada em 2001, que é associada à NDLTD e reconhecida pela UNESCO.
A MEDLINE, biblioteca de Medicina dos EUA, foi o exemplo internacional apresentado, considerada o maior nome da área neste serviço do mundo.
A professora apenas complementou o seminário com uma base de dados internacional tão importante quanto a MEDLINE: o grupo editorial ELSEVIER, o maior e mais renomado do mundo abrangendo as áreas de saúde, ciências exatas e médicas. Atualmente está disputando com o google a digitalização de textos completos, briga de cachorro grande que promete durar muito tempo.
Parabéns ao grupo.