Seminário: Buscadores- Google

O tema do seminário é a perspectiva pluridiversa dos buscadores, definidos de uma forma geral e focalizados no mais popular deles, o o Google.

A forma básica de funcionamento consiste em agregar algoritmos, a partir de uma indexação e ordenação de número de resultados,produzindo uma busca eficientes.

As ferramentas de busca ("search engines") na Internet dividem-se em 3 categorias: os catálogos, índices e meta-buscadores.odem ser feitos através de palavras, frases ou questões; consulta a índices ou listas de assuntos específicos; uso de expressões booleanas e aspas (" ") na recuperação de frases ou expressões; asterisco (*) como truncamento para palavras, além de letras maiúsculas e minúsculas e uso de sinais + (mais) e - (menos) para determinar a presença, ausência e/ou relevância de termos.

No Google como exemplo: ele possui uma base de dados apenas de O google oferece vários serviços, que não só ampliam as feramentas de busca, como redimensionam a noção de buscador. os princiapis exemplos de serviços desse popular buscador são: disponibilização temática (mapas, catálogos, teses, trabalhos científicos, blogs), links de patrocinadores, pesquisa em livros na íntegra; bookmarks (marcação de pa´ginas favoritas de diferents tipologias de textos); aswers (que responde qualquer pregunta a um custo de $2,50; além da pesquisa base e avançada, e oferecer e-mail gratuito.

Há ainda o serviço pioneiro do Page Ranking , que ordena os resultados com base no número de referências a cada resultado em outras páginas da WWW;páginas hospedeiras, como o youtube ( site que compartila vídeos entre seus associados) e o orkut (maior site de relacionamentos com participaçã massiva de brasilerios) e serviços com grande projeção futura, ainda em teste, como o google code search (busca a aprtir de um código-fonte na programação do buscador) e o ambicioso acordo ,com algumas das maiores bibliotecas do mundo, para digitalizar  o conteúdo de mais de 16 milhões de livros, para permitir o acesso  via internet.

Conclui-se que a busca de respostas na Internet é diversa, variando em número e qualidade, e qunto mais refinada, maior a chance de exatidão de resposta. Todavia para tal resultado é necesário o uso de ferramentas de controle de vocabulário, ou o desenvolvimeto dos rescurso das plataformas abertas para que cada vez mais se possa fazer uma busca utilzando elementos da linguagem natural, e menos do limitado universo da linguagem artificial.



© 2017 - 2025 by NeoCyber.