?Eu tenho uma vida vivida. Isso 頭uito importante. Agora, 頰reciso ver qual o horizonte intelectual da pessoa, porque a idade n㯠頵m valor. A pessoa pode viver vegetativamente ou de uma forma criadora, n㯠importam as suas origens?.


Atividade externa (05/05)
Visita à instituição para realização do trabalho final
(Manual de bases de dados)Tema: “Mulher” nos movimentos sociais
Grupo Tarsila

Escolha do tema e definição da instituição

O tema definido pelo grupo foi “mulher” nos movimentos sociais, o papel da mulher envolvendo aspectos políticos, históricos dentro dos movimentos sociais. Por se tratar de um tema relacionado a ciências humanas, mais especificamente as ciências sociais a instituição escolhida foi a biblioteca da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), a biblioteca Florestan Fernandes por contemplar o tema em questão com suas bases de dados na área de humanas.

Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH)

No ano de 1934 é criada a primeira biblioteca com a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Posteriormente o acervo foi dividido em departamentais e em 1968 foi transferido para a Cidade Universitária. Em 1987 foi criado o Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (SBD/FFLCH/USP) que veio reunir, administrativamente, acervos e setores. Em 2005, com a conclusão do novo prédio da biblioteca, todo o acervo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foi agrupado em único local, recebendo o nome de Biblioteca Florestan Fernandes.

A Biblioteca da FFLCH tem a missão de promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, na Área de Humanidades; mantendo o compromisso com a democratização do acesso à informação.

O acervo é composto por coleção especializada na área de humanidades e artes, havendo material publicado no Brasil e em outros países. O acervo é constituído de livros, periódicos, folhetos de arte e catálogos.

O Acervo do Serviço de Biblioteca e Documentação da FFLCH/USP é constituído por: Livros e monografias: 282.653; Dissertações e Teses: 11.081; Títulos/fascículos de Periódicos: 2.145 (correntes) / 151.131; Multimeios: 11.210. 

Base de dados elencadas para elaboração do manual

  1. SCIELO
  2. JSTOR
  3. PORTAL DA PESQUISA
  4. PERSÉE
  5. CAPES
  6. NDLTD
  7. BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÃO DA USP
  8. GALLICA
  9. MUSE
  10. PROQUEST

© 2017 - 2025 by NeoCyber.