Relato visita biblioteca ICB
Postagem realizada em: 15/05/2008 às 22:47:56 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Montserrat Moreno
Relato da Visita à Biblioteca do instituto de Ciências Biomédicas
Histórico
Em 1970, foi criada a Biblioteca do Instituto de Ciências Biomédicas que,no início recebeu os acervos de livros e periódicos das disciplinas básicas dos vários departamentos , tendo uma preocupação em atender a demanda discente.No ano de 1975,suas instalações, estruturando-se em setores.
No decorrer dos anos seu acervo foi ampliado, inicialmente voltado para o público discente para um valioso e especializado conjunto de obras da área de saúde, visitado até por pesquisadores internacionais.
Há ainda o acervo de obras raras e únicas no país, tais como a coleção Alfonso Bovero de Anatomia, além do material técnicos, e de multimeios que vem crescendo nos últimos anos.
O SBiB faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - SIBi e ainda é uma das como bibliotecas nacionais cooperantes, da Rede Latinoamericana de Saúde, coordenada pelo Centro Latinoamericano e do Caribe - BIREME; além de ser considerada Biblioteca-Base na área de Ciências Bológicas, pela Rede Brasileira de Comutação Bibliográfica -COMUT.
Objetivo
A biblioteca tem como objetivo dar suporte bibliográfico na área biomédica auxiliando o ensino e a pesquisa do corpo docente e discente, e de potenciais pesquisadores externos, muitas vezes provenientes de outra unidades da USP ou de faculdades da área de Saúde do Estado.
Estrutura
Funcional
Estruturalmente a biblioteca possui uma Diretoria setorial e está dividida nas seguintes ramificações funcionais: aquisição e circulação, tratamento e catalogação, setor de teses e produção científica e atendimento ao usuário.
Física
Possui uma área utilizada de 1.165 m2 e conta com 24 funcionários atualmente (5 Bibliotecários, 6 Técnicos de Documentação e Informação, 7 Auxiliares de Documentação e Informação e 6 Estagiários)
O acervo é predominantemente constituído de Periódicos ( 916 títulos, sendo 309 on-line), mais de 14.000 livros e 2600 dissertações e teses, sem contar mais de 11.00 materiais de multimeios.
A circulação em sua maioria está direcionada ao empréstimo domiciliar ( 27.495) e a consulta 16.295. Há ainda o empréstimo entre bibliotecas (161) e a comutação bibliográfica( 2.320 Nacional e 31 Internacional).
Além do diverso material monográfico chama mais atenção no local o uso dos periódicos, que é a tipologia documental mais utilizada pela área, por conta de sua dinamicidade e atualização.
Além do serviço do Dédalus que pode ser acessado em qualquer biblioteca, há em especial na ICB o oferecimento de bases de dados da área de Ciências biológicas, disponíveis apenas no sistema USP.
Nesse serviço há 3 níveis de acesso: materiais acessíveis em qualquer computador ligado à Internet, como o acesso aos matérias da UNESP e UNICAMP pelo sistema BIBLIOWEB; o acesso parcial,em que há um termo de compromisso e a responsabilidade de utilizar o material segundo as normas científicas de pesquisa, como a CAPES e Scielo; uma terceira com acesso restrito, só disponível na Rede USP, como é o caso de algumas bases internacionais que a Universidade tem acordos de parceria mútua.
Patentes
Estão disponíveis diversas bases de patentes (INPI, Espacenet, Derwent innovation, NCIPI e USPTO), facilmente pesquisáveis a partir do link: http://portal.isiknowledge.com/portal.cgi?DestApp=DIIDW&Func=Frameou acessíveis pelas páginas da CAPES e Scielo. São referentes ao período desde 1963 até 2008, com atualizações de 20.000 registros semanais.Há ainda um tutorial que auxilia a pesquisa nas bases, explicitando desde recursos para as pesquisas e suas principais ferramentas, aos dados de conteúdo das patentes.