Base de Dados Texto Completo

            Escolhi o seminário de Lilian Viana e Mariana G. S. Queiroz (2007/noturno) para realizar meus comentários.

            Elas iniciam o power point como uma definição de base de dados e banco de dados. Depois demonstraram as tipologias das bases de dados:

  1. Referenciais (secundárias)

      - bibliográficas

      - diretórios      

  1. Fontes (primárias)

      - textuais

      - numéricos

      -textuais-numéricos

      Após essa breve introdução teórica sobre as bases de dados, fazem uma definição de bases de dados textuais, como sendo aquelas que possuem registro completos dos documentos, bem como o acesso imediato de fontes primárias da informação, sem ter a necessidade de uma referencia como intermediária.

      Citam as bases de dados disponibilizadas pela USP, bem como outras importantes bases como: ACS Publications, DotLib – OVID, E-books, Ebsco, Elsevier Journals, IEEE, ProQuest, todas de acesso restrito, e aSINCON de acesso livre.

      Realizaram ainda uma análise detalhada de quatro bases (Scielo, MUSE, Wikisource e Heinonline), com informações sobre o histórico, tipo de base, cobertura, atualidade, linguagens de indexação, instrumentos de busca, hospedeiro dentre outros.

      Considerei o trabalho completo e rico em exemplos, mesmo não tendo tido apresentações no período matutino sobre textos completos, compreendi muito bem o conteúdo pois a linguagem e metodologia utilizada foram fáceis e os links auxiliaram para tal.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.