Atividade Externa: visita a biblioteca e pesquisa nas bases de dados

Sétima Atividade

Para realização do trabalho final da disciplina de Recursos Informacionais II, escolhemos a biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) para análise das bases de dados. Selecionamos a biblioteca da ECA porque, apesar de sermos alunos dessa instituição, ainda não fizemos um trabalho sobre a sua biblioteca.

Em consulta ao seu site da biblioteca da ECA (

Nesse sentido, decidimos elaborar um guia apenas com as bases de dados que possam ser de interesse dos estudantes da ECA, ou seja, iremos analisar apenas as bases de dados que tragam informações sobre as áreas tratadas pela escola.

Assim, o guia servirá para apresentar, aos novos alunos da ECA/USP, bem como para aqueles estudantes que ainda não tem conhecimento das principais bases de dados relacionadas a seu curso, os recursos disponíveis no site da biblioteca para obtenção de informações no meio eletrônico.

Dessa forma, em nossa primeira análise, encontramos as seguintes bases de dados para construção do manual:

www.rebeca.eca.usp.br), olhamos cada uma das bases de dados que são disponibilizadas por ele. Percebemos que ele traz bases de dados sobre várias áreas do conhecimento e que não há, de forma clara, uma indicação de quais são as bases pertinentes aos cursos oferecidos pela faculdade.

American Film Institute Catalog (AFI);

CABI;

CSA – Internet Database Service;

Film Index International (FII);

International Index to Music Periodicals – Full Text;

International Index to the Performing Arts – Full Text;

MUSE;

Science Direct;

SIRS Renaissance;

LISA.

Histórico da Biblioteca da ECA.

1970: Inauguração oficial da Biblioteca da ECA/USP, organizada por grupo de alunos do Departamento de Biblioteconomia e Documentação.

1972: Criada a Fonoteca, com um acervo de discos, partituras e fitas cassetes.

1973: A Biblioteca desvincula-se do Departamento de Biblioteconomia e Documentação.

1978: Criada a Filmoteca, depositária de um acervo que incluía os filmes produzidos pelos alunos do Departamento de Cinema, Rádio e TV.

1986: Aprovado o primeiro organograma da Biblioteca.

1991: Início do processo de informatização dos catálogos da Biblioteca. Os acervos da Fonoteca e da Filmoteca são reunidos na Seção de Multimeios.

1997/8: Reforma e remodelação total do espaço físico, mobiliário e equipamentos, com verbas da FAPESP.

2001: Lançamento do website da Biblioteca.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.