Seminário ISI

O Institute for Scientific Information (ISI)  foi criado em 1958, na Philadelphia, com intuito de oferecer diferentes produtos e serviços numa perspectiva interdisciplinar da informação, atendendo assim pesquisadores dos mais distintos campos do campo do conhecimento.

Em suas bases de dados há mais de 8000 títulos de periódicos livros recém-publicados, além de oferecer dados completos de referências permitindo uma busca corrente e retrospectiva, tanto do texto na íntegra como seu resumo.

Seus principais produtos são: Índices de citação de artigos dos principais títulos de periódicos; "current contents" (sumários correntes de periódicos); índices de conteúdos de livros, de anais de eventos e de revisões científicas; análise de títulos de periódicos e fornecimento de documentos e texto completo de artigos.

O índice de citação, por exemplo, é uma listagem de referências bibliográficas seguida pela relação de documentos que as citaram, servindo principalmente como ferramenta de trabalho tanto para a recuperação da informação, além de base para estudos  bibliométricos. Tais artigos se subdividem em áreas multidisciplinares e específicas. As bases interdisciplinares são a SCIE (Science Citation Index Expanded), a SSCI (Social Science Citation Index) e a AHCI ( Arts & Science Citation Index).Já da área específica, como as ciências duras temos a "Biochemistry & Piophysics Citation Index”, a"Biotechnology Citation Index"; "Chemistry Citation Index" e outras.

A disponibilização de tal conteúdo ocorre mediante a assinatura, disponibilizando a informação nos formatos: impresso, fita magnética, CD-ROM, online ou pelos bancos de dados, tais como DIALOG, DataStar e do STN. Mais recentemente, está fornecendo a pesquisa através do site da “WEB OF SCIENCE" disponibilizando as bases "Science Citation Index Expanded","Social Sciences Citation Index" e "Arts & Humanities Citation Index" pesquisáveis separadas ou simultaneamente, tanto pela ."Quick search"(busca rápida) como pela "Fullsearch", (busca completa). O resultado por sua vez é pode ser apresentado cronologicamente, por relevância, autor ou título do periódico, oferecendo ainda acesso aos acervos locais através de conexões entre as bases de dados do ISI e sistemas OPACs disponíveis na Web.

Quanto aos livros, oferecem capítulos de obras científicas, como o Indexto Scientific Book Contents;anais de eventos como o "Index to Scientific & Technical Proceedings”, além de revisões de periódicos de todas as áreas, como o “Index to Scientific Reviews”. Disponibiliza ainda os sumários dos mais relevantes títulos de periódicos através da edição do "Current Contents" importante fonte pesquisa para profissionais do mundo todo; e edita anualmente oJournal Citation Report", que oferece recursos para avaliação de títulos de periódicos que compõem a base de dados da Web of Science.

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.