Postagem realizada em: 02/06/2008 às 16:15:53 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Jessica Camara Siqueira
Reflexões sobre as Plataformas Abertas
A plataforma livre, diferente do sistema fechado, com pouca autonomia tecnológica e alto custo, há várias vantagens de uso: economia;alternativa contra a pirataria; a segurança,(praticamente isento de vírus,já que se sabe o que está instalado na máquina); autonomia e ainda engajamento pois com o compartilhamento de informações, se propicia maior democratização do conhecimento.A primeira plataforma livre foi criada em 2001, baseada no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido").
Estruturalmente o modelo wiki é uma rede de páginas web que contém informações de diversos tipos, e que podem ser facilmente alteradas por qualquer navegador comum (Explorer, Mozilla, Netscape). Assim qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto, diferente de outras enciclopédias que não têm seu conteúdo alterado.
A plataforma aberta mais conhecida é a Wikipédia, enciclopédia sem fins lucrativos que organiza 3,5 milhões de artigos e mais de 720 milhões de palavras em 205 idiomas e dialetos. Fundada em 2001, gerida pela Wikimedia Foundation, já acumulou mais de 45 mil usuários registrados, só na versão inglesa. O que a diferencia das demais páginas da web é que tema função de uma enciclopédia multilíngüe online livre e colaborativa, pois é escrita por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, de forma voluntária.
A Wikimedia Foundation é a organização que congrega os projetos Wikipédia, Wikcionário, Wikiquote, Wikilivros, Wikisource, Wikimedia Commons, Wikispecies, Wikinews e Wikiversidade, além do software MediaWiki. É uma organização sem fins lucrativos sediada na Flórida, EUA. Sua existência foi oficialmente anunciada pelo antigo presidente e co-fundador da Wikipédia, Jimbo Wales, em 2003. Ela possui o free content, que é uma licença com estatuto para o conteúdo livre de textos, imagens e música, autorizados pela GNU (General Public License-GPL).
No entanto, essa “liberdade”, que por um aspecto propicia a oportunidade de diferentes tipos de pessoas contribuírem, além de nos fazer repensar questões ortodoxas como a autoria, originalidade e plágio, acabam causando também problemas quanto a veracidade e a confiabilidade do conteúdo disponível.
A ambiciosa proposta do Wikipédia permitiu que ele se tornasse uma dos websites mais visitados do mundo, mesmo considerando que grande parte de seu conteúdo foi copiado de outras tantas páginas espalhadas pela Internet. Nessa perspectiva houve muitas críticas de especialistas, tanto de enciclopédias rivais, que perderam seu espaço com a Wikipédia, como os profissionais de diversas áreas que ficaram abismados com a falta de critério e mesmo edição dos conteúdos publicados.
O co-fundador Jimmy Wales, tenta defender o objetivo final da Wikipédia a disponibilização de uma enciclopédia livre, internacional, que possa criar e distribuir diversos tipos de conteúdo. Outra faceta, prognosticada por ele é a possibilidade da enciclopédia on line possibilitar um real diálogo inter-cultural, rompendo assim as barreiras da globalização “ocidentalizante” e estendendo-se aos diversos confins do mundo.