bases de dados numéricas apresentadas


O Seminário sobre Bases de Dados Numéricas, apresentado pelo Anderson, conseguiu nos mostrar a importância de estatísticas para a formulação de políticas públicas, e, consequentemente, a relevância das bases de dados numéricas para isso.

Os sites da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados); do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da ONU (Organização das Nações Unidas) foram os escolhidos, com destaque para o primeiro, que possui dados não apenas do nosso estado, como poderia se pensar numa primeira análise. O site do IBGE, o qual já utilizei diversas vezes, contém informações estratégicas para a compreensão do país, mas a sua navegabilidade e a disposição de seus dados pode ser melhorada; existem até comunidades no Orkut como "Eu odeio o site do IBGE" - http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=316064. O último site visitado foi o da ONU, que contém várias bases de dados, onde foi mostrada a MBS (Monthly Bulletin of Statistics), que possui informações sócio-econômicas de todo o mundo.

As bases de dados numéricas, resumidamente, podem ser usadas para atividades de planejamento ou mesmo para uma simples pesquisa, estudo de mercado ou para o conhecimento da realidade brasileira. São produzidas por órgãos do governo federal ou estadual, bancos, institutos de pesquisa, empresas privadas. Por serem, em sua maioria, produzidas por instituições sem fins lucrativos, são quase todas disponibilizadas gratuitamente via Internet. Sua leitura deve ser feita de uma maneira crítica: os números disponibilizados só ganham significado quando há um padrão de comparação para eles.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.