ISI - Web of Knowledge


O seminário sobre o ISI (Institute for Scientific Information) mostrou primeiramente a origem desse importante instituto norte-americano, que remonta a década de 60.

Com foco nas "ciências duras" (as que geram têm um fator financeiro mais forte, diga-se de passagem) a base de dados do ISI trabalha com os periódicos tidos como os melhores, concentrando nesse conjunto publicações na língua inglesa, principalmente - muitas revistas brasileiras, e de outros países possivelmente, tem sua publicação nessa língua, que, afinal, significa hoje a "língua universal" da ciência, papel destinado aos países que conseguiram uma dominação político-cultural marcante, como outrora aconteceu com o francês, por exemplo.

Conforme visto no seminário, uma das possibilidades de uso do ISI que muito interessa a nossa área são os seus indicadores bibliométricos(1). O fator de impacto, por exemplo, é determinante na escolha de assinaturas de revistas.

Sem mais, vide a notação.

(1) Sobre os indicadores, indico um site: http://www.scimagojr.com/
Para saber mais sobre ele, comece visitando: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=8979 e pesquise mais, caso queira ;)

© 2017 - 2025 by NeoCyber.