Postagem realizada em: 27/06/2008 às 21:44:17 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Marcileia Aparecida de Paula
Comentário sobre o tema “Plataformas Abertas”
Para a apresentação de comentários sobre a aula de Plataformas Abertas escolhi os trabalhos realizados pelos grupos do ano de 2007, tanto do período matutino quanto do noturno.
Os dois grupos apresentam, no início dos trabalhos, definições para o conceito de Plataformas Abertas. De maneira geral pode-se dizer que são sistemas operacionais que permitem a participação de seus usuários na autoria e modificação de seus conteúdos. Como exemplos desse tipo de ambiente temos, como os mais conhecidos, o Orkut, o Youtube e a Wikipédia.
Apresentam também a idéia de Web2.0 que é um termo que vem sendo utilizado para descrever este cenário de explosão de troca de informações, com reforço da idéia de
colaboração entre internautas.
Dentre os percursores da Web2.0 está o sistema WIKI que trata-se de um
software livre diferenciado, pois além de poder ser usado, copiado, modificado e redistribuído, ele permite, ainda, a criação e a edição colaborativa de conteúdo, ou seja, permite que as plataformas abertas possam ser possíveis de serem utilizadas. O significado para a denominação WIKI, que no havaiano significa rápido, veloz, tem tudo a ver com o ambiente que representa, já que devido à participação dos próprios usuários, os conteúdos desse ambiente são modificados rapidamente.
Dentro do sistema WIKI, o exemplo mais conhecido é a Wikipédia que foi criada no ano de 2001 e se trata de uma enciclopédia livre, digital e online construída de maneira cooperativa e coletiva, onde os próprios usuários cadastrados possuem a possibilidade de editar e atualizar o seu conteúdo de forma gratuita.
Outros exemplos de ambiente WIKI são o Wikcionário que pretende, colaborativamente, criar um dicionário livre e completo em todas as línguas e o Wikilivros que trata-se de uma coleção de livros abertos que são escritos de forma colaborativa.