Interface gráfica


*** O tema que escolhi para comentar sobre a aula de hoje é Interface gráfica.

Em informática, interface gráfica (abreviadamente, a sigla GUI, do inglês Graphical User Interface) é um mecanismo de interação entre usuário e sistema de computador com um mouse ou teclado o usuário é capaz de selecionar esses símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.

A interface gráfica pode ser entendida como uma interface que usa símbolos (ícones) no lugar de comandos. Funciona como uma capa sobre o sistema operacional.

Fonte:
Babylon <http://www.babylon.com/definition/interface_gr%C3%A1fica/Portuguese>. Acesso em 12.03.2007.


*** Sobre o filminho passado em aula, achei uma análise interessante sobre interface gráfica e sua influência na relação do homem com a cultura com o desenvolvimento da Internet.

Em 1984, Ridley Scott foi convidado a fazer o comercial dos computadores Macintosh, ao contrário do filme Blade Runner, a “Graphical User Interface (GUI)”, popularizada pelo Macintosh, repousava nos valores modernistas de claridade e de funcionalidade. Nessa interface gráfica elaborada pela Macintosh as linhas entre humanos e suas criações tecnológicas (computadores) era bem desenhadas, diferente do estilo do filme.

No computador, uma vez um arquivo criado nunca desaparece, exceto se o usuário deletá-lo. E mesmo deletado ele pode ser recuperado. Portanto, se num “espaço de encontro” nós temos que trabalhar para lembrar, no ciberespaço nós temos que trabalhar para esquecer.

Assim como o filme Blade Runner, a visão GUI (a interface gráfica) influenciou outras áreas da cultura. Nos anos 1990, com o aumento progressivo da Internet, o papel do computador mudou de uma tecnologia particular para um filtro para toda cultura. Uma forma na qual  todos os tipos de produção artística e cultural eram mediadas. Forma-se a relação  entre homem-interface de computador.
 
A interface do computador atua como um código que leva as mensagens culturais em uma variedade de meios. Esse código afeta as mensagens transmitidas por ele. Um código também cria seu próprio modelo de mundo, conseqüentemente mensagens culturais  ou toda linguagem criada com esse código será limitada pela sua ideologia.

A interface molda como o usuário de computador compreende o computador e  também determina como os usuários pensam sobre qualquer objeto acessado através do computador.

Para saber mais:
Fonte:  Site Fapesp Incubadora.
<http://netart.incubadora.fapesp.br/portal/Members/audreicarvalho/fichamentos/interface>
Acesso em 12.03.2007.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.