Definições

Dado: seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis. É necessariamente uma entidade matemática e, desta forma, puramente sintática. Isto significa que os dados podem ser totalmente descritos através de representações formais, estruturais. Dentro de um computador, trechos de um texto podem ser ligados virtualmente a outros trechos, por meio de contigüidade física ou por "ponteiros", isto é, endereços da unidade de armazenamento sendo utilizada. Ponteiros podem fazer a ligação de um ponto de um texto a uma representação quantificada de uma figura, de um som, etc.

 

Informação: estruturas simbolicamente significantes, codificadas de forma socialmente decodificável, registradas (para garantir permanência no tempo e portabilidade no espaço) e que apresentam a competência de gerar conhecimentos para o indivíduo e para o seu meio. Essas estruturas significantes são estocadas em função de um uso futuro, causando a institucionalização da informação.

 

Conhecimento: Abstração interior, pessoal, de alguma coisa que foi experimentada por alguém. Nesse sentido, o conhecimento não pode ser descrito inteiramente - de outro modo seria apenas dado (se descrito formalmente e não tivesse significado) ou informação (se descrito informalmente e tivesse significado). Também não depende apenas de uma interpretação pessoal, como a informação, pois requer uma vivência do objeto do conhecimento. Assim, quando falamos sobre conhecimento, estamos no âmbito puramente subjetivo do homem ou do animal.

 

 

Referências

 

SETZER, Valdemar W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, n. zero, dezembro 1999. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/datagrama.html>. Acesso em 21/09/08        

 

SMIT, Johanna Wilhelmina; Barreto, Aldo Albuquerque. Ciência da Informação : base conceitual para a formação do profissional. In: Valentim, Marta Lígia, org. Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002, p. 9-23.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.