Atividade 1: Comentários aos seminários de Recursos Informacionais I

 

 Apresentação

O objetivo desse pequeno texto é analisar três seminários produzidos pelos discentes de Recursos Informacionais I, nos anos anteriores a 2008, e apresentar comentários acerca dessa produção. Para tanto, foram selecionados aleatoriamente três trabalhos do tema “Controle Bibliográfico”, e analisados de forma subjetiva, sem o estabelecimento de critérios uniformes.

Para isso, foram destacados para análise os seguintes trabalhos:

  1. UCHÔA, Adalto Brandão; HASEGAWA, Fábio Mutsuo; ROCHA, Rafael Ribeiro. Controle bibliográfico. São Paulo, 2006.  Disponível em: <http://nexus.futuro.usp.br>. Acesso em: 2 mar. 2009.
  2. ASSIS, Leonardo ; PAULA, Marciléia Ap. de ; BARRIOS, Maria Cristina Szarota. Seminario sobre controle bibliografico e bibliografias. São Paulo, 2007. Disponível em: < http://nexus.futuro.usp.br/atividades/933/file1.pps >. Acesso em: 2 mar. 2009.
  3. CRISTINA et al. Controle bibliográfico. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://nexus.futuro.usp.br>. Acesso em: 2 mar. 2009. [apresentação em PowerPoint, Microsoft]

 Discussão

 Por tratar-se de um documento produzido tão somente para prestar-se como suporte a uma apresentação oral, dado que foi estruturado em forma de tópicos e com baixo grau de coesão textual, é difícil obter um entendimento eficaz do texto através tão somente de sua leitura. Entretanto, considerada essa limitante, é possível traçar algumas considerações sobre os trabalhos:

 UCHÔA, et al. 2006

É possível inferir que o seminário de UCHOA e colegas tenha sido bem desenvolvido, pois apresenta uma definição preambular  de Controle Bibliográfico, contextualização histórica, delimitação do conceito em questão, sua importância, desempenho e papel contemporâneo.

 ASSIS, et al. 2007

Também aparenta ter sido bem desenvolvido, pois além de uma boa abordagem histórica, enfatiza o papel do depósito legal, da catalogação na publicação (ou na fonte) e da padronização da descrição bibliográfica no controle bibliográfico nacional e internacional.

 CRISTINA, et al. 2007

O trabalho começa bem, trazendo uma definição genérica e uma especializada do conceito de bibliografia. Entretanto traz um histórico muito sucinto, que não ambienta adequadamente, a meu ver, o interlocutor. Também traz uma descrição que não parece caracterizar de forma satisfatória as bibliografias selecionadas.

 Conclusão

Apesar das limitações já aqui apresentadas, de uma forma geral é possível inferir que foram trabalhos bem desenvolvidos, que servem como uma boa introdução aos conceitos de Controle Bibliográfico e Bibliografias.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.