Macintosh


MACINTOSH - 1984 da APPLE

O vídeo publicitário conhecido como “1984” apresenta o lançamento do mais novo computador pessoal, o Macintosh, da Apple.
O comercial faz referência ao famoso livro de George Orwell, “1984” também. O cenário do livro é reconstruído, homens ficam imóveis, passíveis e alienados ouvindo a voz que sai de um computador, que pode ser considerado o Grande Irmão de Orwell. 
Soldados tentam segurar uma jovem que corre com roupas diferentes do outros (blusa branca e shorts vermelho em contraste da roupas cinzas e apagada dos outros) e com um martelo na mão. A jovem arremessa o objeto na tela e a destrói.
No final do comercial aparece a frase: “On January 24, Apple Computers  will introduce Macintosh. And you´ll see why 1984 won´t be like 1984”, traduzindo “Em 24 de janeiro de 1984, a Apple Computers vai apresentar Macintosh. E vocês verão por que 1984 não vai ser como 1984."
O domínio do Grande Irmão no filme representava o domínio da IBM, na época líder do mercado, e a única esperança de ameaçar o reinado seria a Apple.
A mulher que foge dos soldados e não é alcançada, possui um porte atleta e é a única pessoa capaz de destruir com a dominação do Grande Irmão, a voz e imagem que sai do computador. Ainda, ela tem na sua camiseta o desenho de uma maçã, logotipo da Apple.
As referências à IBM vão desde os princípios hierárquicos rígidos até o uso obrigatório de uniformes dentro da empresa na ocasião.
Mas pensando além da concorrência publicitária, o Macintosh foi uma grande evolução e revolução pra época.
O microcomputador torna-se mais amigável, funções antes disponíveis somente através de comandos complicados e de difícil memorização passaram a ser utilizadas através de símbolos disponíveis na tela. Rompia-se a barreira imposta pelos computadores: a dificuldade de utilização. Com o MacIntosh, a Apple obteve um sucesso estrondoso.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.