Postagem realizada em: 16/03/2009 às 08:49:04 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Rodrigo Nogueira Costa da Silva

Universidade de São Paulo
Escola de Comunicações e Artes
Centro de Biblioteconomia e Documentação
Escola de Comunicações e Artes
Centro de Biblioteconomia e Documentação
Proposta de atividade: comentários acerca da aula ministrada no dia 9 de março de 2009
Na aula ministrada no dia 9 de março de 2009, as discussões tiveram foco na evolução das TICs, tecnologias da informação e comunicação, principalmente no que se refere a questões ligadas às redes e à evolução e características dos computadores, além de pontuações relativas às interfaces que permitem a interação humana com os mesmos.
Tomar conhecimento dessa evolução não é somente ter em mente os caminhos pelos quais as TICs passaram até chegarem na atualidade, marcada pela constante e rápida melhora nas velocidades de transmissão de dados e desenvolvimento de equipamentos e softwares cada vez mais potentes. Esse aprimoramento reflete também os contextos pelos quais a informação vem sendo tratada e difundida, como pode ser observado no caso da evolução dos dispositivos de armazenamento da informação e recursos para sua recuperação e divulgação.
Outra temática abordada e que gerou interesse pessoal para aprofundamento foi a questão relativa às interfaces homem-máquina.
Tais interfaces, que podem ser aplicadas tanto em softwares quanto em ambiente virtual, devem permitem uma interação simples com o usuário, de um modo quase que intuitivo, permitindo-lhe uma usabilidade eficiente e que não exige muitos recursos. Quando consegue atingir esses objetivos, a interface é tida como "amigável" Dessa forma, quanto mais icônica, facilmente navegável e clara essa interface for, menor será o seu grau de dificuldade de manuseio.
Em levantamento feito em sala de aula em relação a sites da Internet que podem ser considerados amigáveis, foi citado com frequência o Google, com seu design limpo, intuitivo e com recursos de busca simples e de fácil compreensão para seus usuários.
A disposição das informações na página padrão do Google (http://www.google.com) é simples e concisa, sem agregar imagens ou ícones. Tal formulação não é empecilho para grande parte dos usuários que acessam o Google de diversas partes do planeta, os quais têm uma visão parecida com as opiniões levantadas na pesquisa em classe: um site realmente amigável, limpo e fácil de navegar.
Porém, muitos usuários orientais (principalmente do leste asiático), provavelmente por questões de origem cultural, veem a página padrão do Google como um site incompleto, ainda em construção, devido a falta de outros recursos visuais que possam auxiliar na busca de informações. Pensando nisso, oGoogle fez algumas adaptações nas páginas padrão desses países para que elas se adequassem às necessidade de seus usuários, como pode ser visualizado na página do Google Coreia (http://www.google.co.kr).
Quando essa página é acessada, pode-se perceber a presença de recursos icônicos que são intuitivos, podendo mesmo permitir que um usuário não falante de coreano possa facilmente manuseá-lo.
Particularmente, tal interface parece ser mais eficiente do que a página padrão do Google, apresentando recursos icônicos que permitem uma localização mais intuitiva de informações e mostrando também, em linguagem visual, quais os recursos de busca disponíveis. Mesmo com tais apetrechos, a página continua visualmente limpa e bem disposta.