Na aula do dia 09/03 foi discutida a evolução dos computadores e suas tecnologias. Foi também explicado as principais arquiteturas de redes de computadores. Falou-se sobre a interface homem-máquina e como esse tipo de interface pode facilitar ou dificultar a usabilidade de um sistema operacional, site ou programa. Houve uma discussão sobre interfaces consideradas amigáveis e não amigáveis pelos integrantes da aula, pode-se observar que as opiniões às vezes eram contrárias, mas a essência de amigável e não amigável se manteve, mesmo que em pontos de vistas diferentes. Resolvi abranger esse relatório falando um pouco sobre o conceito de interfaces amigáveis (user friendly). Basicamente, uma interface amigável deve ser capaz de possibilitar que um usuário leigo, com pouca experiência, seja capaz de operar sem necessidade de manuais. O sistema, site ou programa deve ser intuitivo a ponto do usuário saber o que cada ícone, link ou botão signifique. Alguns bons exemplos de interfaces amigáveis são: - Site da UOL: onde é possível navegar pelo site de forma rápida pelo menu lateral; - Browser firefox: é simples para quem busca praticidade mas é totalmente configurável para os mais experientes; - Email do Gmail: pela simplicidade com que é possível configurar o email sem ficar navegando por páginas diversas. É claro que a forma que uma interface é vista depende de cada usuário e da forma que o mesmo interpreta uma facilidade ou não.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.