Aparecida-  Noturno

Relatório  da  aula  2 - 09/03/2009

A  aula  foi  dividida  em  2  etapas :  a  teórica  fazendo  uma  revisão  histórico-teórica  dos  computadores  e  na  2a. parte , que  levantou  uma  discussão  sobre o  que  seria  uma  ferramenta   de  informação  amigável  e  não-amigável  para  cada  aluno  .

Na  primeira  metade  da  aula  , ( expositiva )  houve  uma  volta  ao  passado , para  relembrarmos  qual  a  trajetória  histórica  dos  computadores ,  seus progressos  e  usos,  destacando  a  importância  desses  durante  as  duas  Guerras  Mundiais  e   seu  desenvolvimento  atrelado  ao  período da  Guerra  Fria.  Culminando, com  sua  "popularização"  , a  partir  da  década  de  80 , com  seu hipertexto ,  os  hardware ,as  memórias  RAM  e ROM, e  finalmente  a  chegada  da  interface  www  no Brasil,   facilitando  de  maneira  concreta , a  utilização  deste  pelo  usuário. Pela  primeira  vez  , este  estará  no  comando, sem  haver  intermediários.

A   professora  também  indicou  que  fizessemos  pesquisas  individuais  a  respeito  do  desenvolvimento  da  informática ,  como  a  IBM , apple , o  nascimento  do  hipertexto ,  entre  outros.

Na  2a. metade  da  aula,  foi  proposto  uma  reflexão  entre  os  alunos, acerca  de  quais  seriam  as   ferramentas  da  informática  que  seriam  as  mais  amigáveis (  mais  facilidade  no  uso  e melhor  conteúdo )  e  as  não-amigáveis ( dificuldades  no  acesso, navegação  e  falhas  de  conteúdo )

Muitas  respostas  levaram  a  conclusão  de  que  o  que  parece  não  ser  amigável  para  uns, parece  ser  perfeitamente  amigável  para  outros.  Para  esta  parte  da  aula,  resolvi  destacar  alguns  relatos  que  julguei  mais  interessantes.

Gilmar -  acha  o  Dédalus  não  amigável, por  sentir  dificuldades  em  encontrar  informações  pertinentes  a  sua  pesquisa ;

Fábio -  para  ele  o  site  da  incubadora  apresenta    sérias dificuldades  de  se  recuperar  informações ;

Pamela -  cita  o site  do  New  York Times , como  de  fácil navegação ;

Sandra-  sente  dificuldades  pela  falta  de  familiaridade  com  o Playstation ;

Maristela -  acredita  que  não  é  nada  mais  fácil  e  claro  do  que o  orkut  para  se  navegar ;

Cristiana -  relata  que o  site  do  museu  da  língua  portuguesa , contém  links  desatualizados , informações  com  erros  graves , etc;

Paula  Sousa - cita  o site  da  Globo.com  como  exemplo  de  site  com  ótima  disposição  de  informaçõs ;

Eva -  destaca  a  base  de  dados  da  ECA  -  ecalivre , como  não  amigável ;

Paula  Kubo -  o  não  amigável para  ela  , seria o site  para  Declaração  do  Imposto  de  Renda ;

Gabriella -  acha  o  site  da  Previdência  Social  pouco  amigável,  com  problemas  de  navegação  e  localização  de  informações.

Alguns  alunos  concordaram  que  sites  como  o  do  próprio  Nexus , Incubadora  da  Fapesp ,  site  da  USP  e  outros,  são  ricos  em  informações , mas  sofrem  pela falta  de  funcionalidade  no  momento do  acesso  e  durante  a   navegação.

Enfim,  aprender  a  utilizar  novas  ferramentas ,  descobrir  quem  edita ,  para  qual finalidade, etc ,  são  dados  fundamentais  para  poder  avaliar  um  sistema  de  informação  qualquer. O   importante  neste  exercício  foi  poder  verificar  que ,  todos  nós  temos  avaliações  críticas  sobre  sistemas  de  informação  que  utilizamos  todos  os  dias , seja por  lazer  ou  por   trabalho.

Assim,  como  profissionais,  já  estamos  nos  preparando  para  buscarmos  no  ambiente  de  trabalho, as  melhores  fontes  de  informação  on-line ,  a   partir  de  uma  seleção  criteriosa  , fundamentada  em  análises   sérias  e  comedidas.

 

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.