Postagem realizada em: 14/03/2009 às 19:43:29 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Aparecida Maria de Carvalho
Aparecida- Noturno
Relatório da aula 2 - 09/03/2009
A aula foi dividida em 2 etapas : a teórica fazendo uma revisão histórico-teórica dos computadores e na 2a. parte , que levantou uma discussão sobre o que seria uma ferramenta de informação amigável e não-amigável para cada aluno .
Na primeira metade da aula , ( expositiva ) houve uma volta ao passado , para relembrarmos qual a trajetória histórica dos computadores , seus progressos e usos, destacando a importância desses durante as duas Guerras Mundiais e seu desenvolvimento atrelado ao período da Guerra Fria. Culminando, com sua "popularização" , a partir da década de 80 , com seu hipertexto , os hardware ,as memórias RAM e ROM, e finalmente a chegada da interface www no Brasil, facilitando de maneira concreta , a utilização deste pelo usuário. Pela primeira vez , este estará no comando, sem haver intermediários.
A professora também indicou que fizessemos pesquisas individuais a respeito do desenvolvimento da informática , como a IBM , apple , o nascimento do hipertexto , entre outros.
Na 2a. metade da aula, foi proposto uma reflexão entre os alunos, acerca de quais seriam as ferramentas da informática que seriam as mais amigáveis ( mais facilidade no uso e melhor conteúdo ) e as não-amigáveis ( dificuldades no acesso, navegação e falhas de conteúdo )
Muitas respostas levaram a conclusão de que o que parece não ser amigável para uns, parece ser perfeitamente amigável para outros. Para esta parte da aula, resolvi destacar alguns relatos que julguei mais interessantes.
Gilmar - acha o Dédalus não amigável, por sentir dificuldades em encontrar informações pertinentes a sua pesquisa ;
Fábio - para ele o site da incubadora apresenta sérias dificuldades de se recuperar informações ;
Pamela - cita o site do New York Times , como de fácil navegação ;
Sandra- sente dificuldades pela falta de familiaridade com o Playstation ;
Maristela - acredita que não é nada mais fácil e claro do que o orkut para se navegar ;
Cristiana - relata que o site do museu da língua portuguesa , contém links desatualizados , informações com erros graves , etc;
Paula Sousa - cita o site da Globo.com como exemplo de site com ótima disposição de informaçõs ;
Eva - destaca a base de dados da ECA - ecalivre , como não amigável ;
Paula Kubo - o não amigável para ela , seria o site para Declaração do Imposto de Renda ;
Gabriella - acha o site da Previdência Social pouco amigável, com problemas de navegação e localização de informações.
Alguns alunos concordaram que sites como o do próprio Nexus , Incubadora da Fapesp , site da USP e outros, são ricos em informações , mas sofrem pela falta de funcionalidade no momento do acesso e durante a navegação.
Enfim, aprender a utilizar novas ferramentas , descobrir quem edita , para qual finalidade, etc , são dados fundamentais para poder avaliar um sistema de informação qualquer. O importante neste exercício foi poder verificar que , todos nós temos avaliações críticas sobre sistemas de informação que utilizamos todos os dias , seja por lazer ou por trabalho.
Assim, como profissionais, já estamos nos preparando para buscarmos no ambiente de trabalho, as melhores fontes de informação on-line , a partir de uma seleção criteriosa , fundamentada em análises sérias e comedidas.