Pesquisa: Interface de videogames

 

Sendo o videogame uma das formas de entretenimento mais interativas já criadas, uma das principais preocupações dessa indústria é o design amigável de seus produtos.

 

As peças básicas não mudaram muito desde a criação do Atari 2006. Segue uma lista dos componentes centrais que todos os sistemas de videogame caseiros têm em comum:

 

- Interface de controle pelo usuário

- CPU

- RAM

- Software central

- Mídia armazenadora de jogos

- Saída de vídeo

- Saída de áudio

 - Fonte de energia 

A interface de controle pelo usuário é o que permite que o jogador interaja com o game. Sem ela, o mesmo seria um meio passivo. Os sistemas anteriores usavam basicamente controles ou joysticks, mas a maioria dos sistemas atuais usa controles sofisticados, com vários botões e atributos especiais.

Os videogames utilizam mecanismos variados de apresentação de informações relativas ao jogo. Tais mecanimos de interação incluem:

• Barra de ação

• Comando de emoções

• Tipos de controle

• Barra de ferramentas

• HUD

• Janela principal

• Interface com animais

• Tela de pontos

• Estatísticas

•Linha de status

• Configurações dos botões

• Mapa múndi

Barra de ação

Uma barra composta de ícones que correspondem às ações que podem ser realizadas no jogo. Podem também mostrar os itens com que o usuário conta no jogo.

Comando de emoções

Um recurso utilizado comumente em RPG para que o usuário possa se expressar através de seu personagem.

Tipos de controle

 

Os diferentes tipos de controle utilizados ao longo dos anos incluem:

- Joystick

- Teclado

- Keypad

- Mouse

- Touch Screen

- Controle D-Pad

- Floor Pad

- Zapper

- Câmera

- Volante

- Instrumentos musicais

- Sistema de controle de vôo

- Microfone

 

Barra de ferramentas

Uma fileira de botões configurados pelo usuário, geralmente localizado ao final ou no topo da página. O usuário pode tranferir habilidades, itens, formas de ataque, etc, para esta barra e então clicar sobre o botão para executar o comando relacionado.

 

HUD

O Heads-Up-Display é um dispositivo baseado em técnicas militares que projeta informações complementares na tela.

Janela principal

É o lugar em que se passa a ação do jogo

Interface com animais

Uma interface relativamente nova em que algum animal serve como guia no jogo.

Tela de pontos

Mostra a quantidade de moedas ou bônus coletados quando algum objetivo é atingido.

Estatísticas

Gráficos estatísticos que mostram o status do personagem. Geralmente toma a forma de uma linha reta ou circular que fica cheia ou se esvazia de acordo com as mudanças de status durante o jogo. Os principais são: quantidade de "vida", de poder, potência utilizada no ataque, experiência adquirida e "Karma" (aspectos morais do personagem)

Linha de status

Mostra qualquer coisa relevante ao personagem, como estado de saúde, munição, localização e tempo restante para que determinada tarefa seja cumprida.

Configurações dos botões

Mostra quais botões são utilizados para cada ação do jogo.

 

Mapa múndi

 

Um mapa em escala reduzida que permite ao usuário se deslocar mais facilmente de uma área do jogo a outra.

 

O sucesso de um jogo de videogame depende de sua interface. Para que um jogo seja apreciado por seus usuários, é necessário que aja um objetivo claro e uma apresentação clara do espaço do jogo, o que configura uma interface intuitiva.

Fontes:

 

- Fundamentos do videogame In HowStuffWorks. Disponível em: http://eletronicos.hsw.uol.com.br/videogame3.htm.  

- Interface and Video Game Design: 7 Examples. In Through the Looking Glass. Disponível em: kmastin.wordpress.com/2008/10/09/interface-and-video-game-design-7-examples/

 

- Video Game Interface Elements. In Tv Tropes. Dispon[ivel em: tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/VideoGameInterfaceElements.


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