Postagem realizada em: 15/03/2009 às 18:47:05 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Cristina Lourenco
Sobre um pouco da história da informação quanto ao seu desenvolvimento tecnológico. Teve seu início por alguns jornais impressos norte-americanos, ou seja, passaram a fornecer informações (noticias), a seus leitores via fax, condicionando o público a uma forma reduzida de mídia com características eletrônicas.
Assim o primeiro jornal de grande imprensa que ofereceu serviços on-line foi o “New York Times” em meados da década de 70.
Com isso o florescimento do jornalismo digital passou a se organizar também no meio universitário como existência de equipamentos informáticos de última geração, possibilitando transferências de dados por excelentes conexões e também a presença de pessoal altamente qualificado para a criação operacional de softwares.
Conhecido como intranet, a rede de jornais universitários deixou como legado, um esboço de uma linguagem hipertextual para o jornalismo digital na promissora internet.
Nos tempos atuais a informação é tratada com muita importância, sendo que hoje é tratada com muita rapidez, visto que uns dos mecanismos mais utilizados são os de busca de informação textuais na internet sejam eles acadêmicos, ou sobre outros assuntos.
Os avanços dos recursos tecnológicos torna a informação oferecida pela internet um recurso eficaz de acesso a ela. Porém também trás algumas preocupações aos usuários como adaptação as tecnologias das informações existentes; distinguir as potencialidades e confiabilidade do conteúdo da informação disponibilizada; e, principalmente, algo que é a chave da nossa profissão, como obter a informação desejada.
A internet ganhou espaço nos seguimentos de informação e orientação, ela promove projetos de defesa e controle, por meio de um controle coletivo, transformando em um espaço democrático no que diz respeito a expressão e acesso a informação.
A vantagem do uso da internet em relação da busca de informação formal está atenta com a facilidade e rapidez, visão de outras culturas, enriquecimento de conhecimento, cooperação do trabalho no qual promove maior intercambio, melhorando assim a comunicação escrita.
Os sistemas de recuperação de informação, também denominados de bases de dados, apresentam uma complexidade indiscutível no processo de armazenamento e busca da informação, sendo, dentre vários aspectos, dois particularmente importantes: a tecnologia eletrônica conduz os usuários ao acesso democrático da informação, seja qual for o local geograficamente demarcado; e o alcance da qualidade da informação recuperada requer a utilização de estratégias de busca específicas.
As bases de dados permitem realizar buscas bibliográficas de forma mais qualitativa, visto que oferecem várias formas de busca, sejam elas por palavras contidas somente no título e nos resumos dos textos, ou seja, termos da linguagem natural, sejam elas termos específicos de linguagem controlada usando descritores por autores, ano de publicação, título do periódico, oferecendo também buscas por palavras simples ou por termos compostos.
LOPES, Ilza Leite. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão da literatura. http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12909.pdf.
NICOLA, Ricardo Luiz. Formação & Informação na Cultura Digital: O Papel do Jornalismo On-Line. Tese defendida na Universidade de Campinas, 2008.
Avaliação em recuperação da informação em www.linguateca.pt/aval_conjunta/aval