Interface homem-máquina
A interface homem-máquina ou interface usuário-máquina é o conjunto de características com o qual os usuários interagem com as máquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa. Ela fornece métodos para:
  • Entrada, permitindo ao usuário manipular o sistema;
  • Saída, permitindo ao sistema produzir os efeitos (as respostas) das ações do usuário.

Em ciência da computação a interação homem-máquina refere-se às informações gráficas, textuais e auditivas apresentadas ao usuário e as seqüências de controle (como comandos de teclado ou movimentos do mouse) para interagir com o programa.

Atualmente as seguintes interfaces de usuário são as mais comuns:

  • Interface gráfica ao usuário - aceita a entrada através de sistemas como o teclado ou mouse e fornece saída gráfica articulada no monitor;
  • Interface web ao usuário - aceita a entrada e fornece saída ao gerar páginas web, que são transportadas pela Internet e visualizadas através de um navegador;
  • Interface de linha de comando - aceita a entrada através de comandos de texto utilizando teclado e fornece saída imprimindo o texto no monitor;
  • Interface tátil - interface gráfica ao usuário que usa telas sensíveis ao toque como forma de entrada, tornando o monitor um dispositivo tanto de entrada como de saída do sistema.

Interfaces gráficas ao usuário

As interfaces gráficas ao usuário foram introduzidas como uma reação às interfaces de linha de comando, que requerem a inserção de comandos pelo teclado. A interface gráfica apresenta ao usuário diversos componentes (janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc.) que podem executar um ou um conjunto de comandos. Ela também fornece modos de operação, de forma que o significado das teclas e dos cliques do mouse são redefinidos a cada instante no sistema. A maioria dos sistemas operacionais atuais fornecem a interface gráfica ao usuário por completo e algum nível de interface por linha de comando.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_do_utilizador. Acesso em 16/03/2009. 

 
Interfaces Amigáveis
As interfaces amigáveis são aquelas que têm como principal função diminuir a fadiga do usuário enquanto visita uma página na Web. Essa fadiga pode ser tanto física quanto mental, e para que esta não apareça são utilizados três processos básicos:
  • A informação a ser exibida deve ser organizada de forma que o usuário consiga perceber o que é de seu interesse rápida e facilmente. Esse, portanto, é o processo que trabalha com a percepção, e pode ter seus resultados bem sucedidos com o uso de cores e formas diferentes, luminosidade variada, informações piscando ou se movendo pela tela, vídeo, som, etc;
  • Da mesma forma, a preocupação com a estrutura é fundamental para adquirir, organizar e recuperar dados. Esse é o estudo do conhecimento. O número de opções oferecidas ao usuário e o vocabulário utilizado também devem ser observados segundo esse processo;
  • Os mecanismos para a resposta do usuário devem ser adequados para cada situação. Esse é o processo motor, que ocorre quando o usuário já recebeu, organizou e decidiu responder através de uma ação física.

Para projetar interfaces amigáveis deve-se tomar o cuidado de explorar ao máximo as capacidades humanas sem esquecer de respeitar as limitações de cada um.

Fonte:http://74.125.47.132/search?q=cache:XZQoa9Mme9IJ:gihammer.wordpress.com/tag/interfaces-amigaveis/+intefaces+amig%C3%A1veis+e+n%C3%A3o+amig%C3%A1veis&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br.  Acesso em 16/03/2009.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.