Postagem realizada em: 16/03/2009 às 17:32:49 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Paula Rodrigues de Souza e Souza
As cores e as interfaces amigáveis
Para que uma interface seja considerada amigável, ela deve seguir algumas regras básicas como: ser de fácil utilização (intuitiva), ser atrativa ao usuário, possuir uma baixa taxa de erros, evitar a fadiga do usuário e propiciar uma fácil recordação. Para alcançar tais metas, um dos processos que se destacam na criação da interface é a organização da informação: ela deve ser exibida de maneira clara, permitindo que o usuário consiga identifcar fácil e rapidamente o que é de seu interesse.
As cores são muito importantes para o desenvolvimento de uma interface amigável, pois além do valor estético, elas possibilitam a criação de um código de organização e a sua utilização em situações específicas. Bons resultados serão atingidos com o uso adequado de cores e formas diferentes, luminosidade variada, informações pisacando ou se movendo pela tela, etc.
Trabalhar a percepção visual do usuário depende fundamentalmente de compreender o tipo de interpretação das cores em cada cultura. Abaixo uma relação[1] entre algumas cores e seus significados (de acordo com a nossa cultura):
â–ª Vermelho
Essa cor causa um grande impacto emocional, sendo associada hoje em dia à vitória, paixão, amor, força, energia, sexualidade, sangue, guerra, fogo, perigo, raiva. Mas tome cuidado, em outros países ela possui significados diferentes, de acordo com a cultura local.
Na Inglaterra simboliza “realeza”; nos EUA, “perigo”; na China, “revolução; na Índia, “casamento.
â–ª Amarelo
É considerada uma cor incandescente, e imediatamente associada ao sol nos remete a associações como: verão, vida, serenidade, colheita, ouro e inovação. Também possui conotações como: traição, covardia, risco, ciúmes, loucura e doença.
Seu uso é indicado para a indicação de janelas ativas, ou para indicar páginas em construção.
â–ª Verde
O verde automaticamente se liga à natureza. Virou marca registrada nos movimentos ambientalistas por ser a cor da vegetação.
É associada à vegetação, natureza, primavera, fertilidade, esperança e segurança. Mas pode ser associada à inveja, decadência, inexperiência, ganância, fuga da realidade e má sorte.
Os ambientes que utilizam um tom de verde-claro são capazes de promover o estado de paz, mas se utilizado em excesso pode passar uma aparência doentia, fato este comprovado cientificamente.
â–ª Azul
A cor azul é capaz de transmitir a sensação de espiritualidade, paz, estabilidade, espaço, mas também pode transmitir a sensação de frio, melancolia, depressão, mistério, obscenidade e conservadorismo. Os cientistas acreditam que ela tem um grande potencial de relaxamento e tranqüilidade para as pessoas.
É uma ótima cor para ser usada como cor de fundo, pois tem grande qualidade de expansão e profundidade infinitas.
â–ª Branco
Dentre todas as cores é a que possui maior leveza. Muito utilizada nas margens de páginas, estabelecendo referência branca para as demais cores.
Evite usá-la em áreas extensas, pois o seu brilho intenso pode diluir as cores exibidas.
â–ª Preto
Ela é uma estimulante para as demais cores, e se harmoniza muito bem com elas. É normal vermos conotações negativas para a cor, porém, sua conformidade e anatomia indiferenciadas fazem dela um padrão para diversas situações.
A cor preta gera um ótimo contraste se usadas com cores brilhantes. Para uma boa reprodução de imagens, é bom utilizar um preto sólido, estabelecendo o limite da variação tonal.
â–ª Cinza
Essa cor causa a redução das conotações emocionais, além de combinar bem com todas as cores. É uma boa cor de fundo para as interfaces, estabelecendo um nível de adaptação intermediário e minimizando o contraste entre a cor mais escura e a mais clara da cena, amortecendo o choque visual ao se passar de uma para outra.
Já sabemos que na área de publicidade, a subliminaridade é eficaz para a propagação de ideais e que esse ato inconsciente que ela proporciona é o estímulo externo que move cerca de grande parte das ações humanas. Por isso, na elaboração de um site, por exemplo, seja ele pessoal, comercial ou institucional, a cor deixa de ser um mero detalhe para se tornar um importante item que agrega valor e dissemina conceitos[2].
As cores contribuem consideravelmente para o aprendizado de usabilidade pelo usuário, tornando o acesso às informações desejadas intuitivo e rápido. Portanto, devem ser rigorosamente estudadas a fim de contribuir para a amigabilidade das interfaces.
Referências:
http://www.sobresites.com/design/artigos/teoriadascores.htm, acessado em 15 de março de 2009.
http://imasters.uol.com.br/artigo/3756/teoria/a_psicodinamica_das_cores_na_elaboracao_de_sites/, acessado em 15 de março de 2009.
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/486/o_efeito_das_cores_em_um_site, acessado em 15 de março de 2009.
http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/TaisPedrosaLidiaToutain.pdf, acessado em 16 de março de 2009.