Universidade de São Paulo
Escola de Comunicações e Artes
Centro de Biblioteconomia e Documentação

Proposta de atividade: relatos da aula ministrada em 16 de março de 2009 e levantamento sobre a companhia editora Wiley & Sons

Na referida aula foram discutidas questões relativas às bases de dados, com ênfase na sua definição e funções, dentre as quais promover acesso em larga escala à produção informacional, principalmente no que se refere à informação de caráter científico-tecnológico.

Abordaram-se também questões referentes à caracterização e tipologia das bases de dados, além de critérios relativos à sua avaliação. Tais conceitos são de grande importância para o entendimento desse tipo de recurso informacional e constituem pilares fundamentais para análise crítica e objetiva de bases de dados.

Outras questões focaram-se nos reponsáveis pela produção de bases de dados, outro critério importante na avaliação delas, uma vez que um produtor de respaldo constitui-se em um dos fatores que dão fidedignidade à informação disponibilizada. Além do que, as maiores e mais importantes bases são produtos de importantes organizações, principalmente grandes casas editoriais que possuem tradição em seus respectivos campos e grande soma de recursos para oferecer uma gama extensa de serviços no contexto das bases de dados, de acordo com as demandas informacionais.

Um exemplo de importante casa publicadora é a Wiley & Sons, mais conhecida apenas como Wiley, editora fundada por John Wiley em Manhattan, Nova York, no ano de 1807. No início de suas atividades, a Wiley foi a responsável pela publicação de obras de escritores norte-americanos, como Washington Irving, Edgar Allan Poe e Herman Melville, e europeus, como Hans Christian Andersen, Victor Hugo e Charles Dickens, além de publicações nas áreas de direito, arte, religião e outros gêneros não literários.

Em seus mais de 200 anos de história, a Wiley foi expandindo sua área de atuação em campos de âmbito técnico-ceintífico e de ensino superior, e possuindo representantes em todos os continentes do globo. Essa trajetória foi marcada também pela aquisição de importantes grupos editoriais e produtoras de bases de dados em áreas de caráter técnico-científico, como a Scripta-Techinca, Wilson Learning Corporation, Alan R. Liss Inc. (editora líder na publicação de periódicos científicos na área de ciências biológicas), VCH Group (a qual inclui a Ernst & Sohn e Verlag Helvetia Chimica Acta, ambos importantes grupos no âmbito da química), Van Nostrand Reinhold (VNR), Hungry Minds Inc. (responsável pela edição da famosa série For Dummies), Anker Publishing Company Inc. e Sybex Inc. (produtora global de livros e softwares para o campo da tecnologia da informação).

Mas a aquisição maior e mais importante da história da companhia foi a Blackwell Publishing, em 2007, uma das mais importantes editoras no campo acadêmico e profissional do mundo, pela quantia de US$ 1,1 bilhão (£ 572 milhões). As duas editoras publicam juntas, segundo a Thomson ISI ® 2006 ISI Journal Citation Reports, mais periódicos no Social Science Citation Índex do que qualquer outra editora.

O produto mais importante no âmbito de bases de dados da Wiley é a Wiley InterScience, instituída em 1997 e que disponibiliza acesso a mais de 3 milhões de artigos técnico-científicos em mais de 1400 periódicos de renome. Tais recursos são combinados com mais de 7 mil livros online e outros recursos informacionais de referência (como a Cochrane Library, que disponibiliza bases de dados líderes na área industrial), fazendo da Wiley InterScience um dos principais recursos mundiais para pesquisa avançada.

Mais informações sobre a editora e sobre os recursos que proporciona a instituições, pesquisadores, profissionais da informação e a outros interessados podem ser acessadas no site da própria, onde também podem ser encontradas informações sobre como acessar tais fontes.

Deste modo, pode-se perceber o crescimento e evolução da Wiley nos seus mais de 200 anos de atuação, dando resposta às necessidades e demandas de seus clientes. A presença cada vez mais constante em ambiente virtual é reflexo atual dessa tendência, mostrando a importância e reputação da Wiley no contexto das grandes editoras e mantenedoras de bases de dados.

WILEY. Disponível em: <http://www.wiley.com/>. Acesso em: 20 mar. 2009.
WILEY IINTERSCIENCE. Disponível em: < http://www3.interscience.wiley.com>. Acesso em: 21 mar. 2009.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.