Aula 3 - Pesquisar uma instituição que mantém alguma base de dados

A instituição escolhida foi o IBICT, pois é referência na área de informação no Brasil e por disponibilizar ao usuários importantes bases de dados como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, entre outros produdos e serviços.

IBICT- Histórico

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), fundado no dia 04 de março de 1954 a partir do antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), é um órgão federal ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e tem como objetivos:

Promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infra-estrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico.

A transformação do IBBD em Ibict, em 1976, teve como objetivo preencher uma lacuna do Sistema Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico quanto à necessidade de fornecimento de informações em ciência e tecnologia. A ênfase era desenvolver uma rede de informação no País, envolvendo entidades atuantes em C&T, adotando-se para tanto um modelo de sistema de informação descentralizado.

Hoje, aos 55 anos, o Ibict possui diversos produtos/bases de dados disponibilizados à comunidade científica e tecnológica brasileira e demais usuários, além de se tornar referência em projetos voltados ao movimento do acesso livre ao conhecimento, entre outros.

Principais produtos/bases de dados

●incubadora do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER);

●incubadora de revistas (INSEER);

●Sistemas de Arquivos Digitais (D-SPACE e DiCi);

●Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre (OASIS.Br);

●Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações Projetos;

●Operaciona no Brasil o número internacional normalizado para publicações seriadas (ISSN);

●Revista Ciência da Informação, desde 1972

●CanalCiência, um projeto de divulgação científica e popularização da ciência lançado em dezembro de 2002.

●Programa de Comutação Bibliográfica;

● Possui programas de mestrado, doutorado e pós-graduação em ciência da informação, no Rio de Janeiro;

●Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc) é coordenado pelo Ibict em parceria com a UFRJ.

Projetos

● B.Bice, que apóia e reforça as atividades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação entre o Brasil e a União Européia (UE);

●O Ibict tornou-se referência também na questão da inclusão social e digital no Brasil com a criação do Centro Nacional de Referência em Inclusão Digital (Cenrid), que atuará junto à Biblioteca Nacional de Brasília, o Portal da Inclusão Social, a revista Inclusão Social, o corredor digital e o projeto do Mapa da Inclusão Digital. 

●Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Educação do Distrito Federal, lança, no primeiro semestre de 2009, o programa Alfabetização Informacional que tem por objetivo atender crianças carentes de 25 escolas do entorno do DF.

●Outro projeto do Ibict que vem chamando a atenção da comunidade científica é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Essa metodologia mede os impactos ambientais dos processos, produtos ou atividades industriais e visa à implantação de um sistema de inventário de produtos e serviços brasileiros, fundamental para a realização de estudos da ACV e vital para o desenvolvimento da indústria nacional.

 Fonte: http://www.ibict.br/secao.php?cat=O%20IBICT

 

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.