UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

DEPARTAMENTO DE BILIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO


Disciplina: Recursos Informacionais II – Noturno – 1º semestre/2009

Docente: Profª Drª Brasilina Passarelli

Discente: Robinson Mascarenhas Almeida, nº USP 5848269



Atividade 3 - Base Referencial e sua instituição: base de texto completo do Diário Oficial do Estado de São paulo e instituição Imprensa Ofical – IMESP


IMPRENSA OFICIAL E “DIÁRIO OFICIAL DO ESRADO DE SÃO PAULO”: A INSTITUIÇÃO E A SUA BASE DE TEXTO COMPLETO


Introdução


Essa atividade visa a pesquisa sobre base de dados e sua respectiva instituição.


No caso publicado neste blog, apresenta-se a instituição Imprensa Ofical do Estado de São Paulo e sua base de texto completo das páginas do “Diário Oficial do Estado de São Paulo”.


Verifica-se o site da Imprensa Ofical, principalmente na parte “Sobre a Imprensa Oficial”, no que se refere às informações sobre a instituição, e, na mesma parte e na página de pesquisa do “Diário Oficial”, para verificação de informações sobre a base de texto completo.



A Imprensa Oficial - IMESP


A Imprensa Oficial é empresa pública ligada à Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo.


Na página “Sobre a Imprensa Oficial”, do site da Imprensa Oficial – IMESP, a insituição faz sua “Apresentação”.


Criada em 28 de abril de 1891, a Imprensa Oficial assumiu desde o início os ideais da recém-proclamada República, pautando-se pela transparência e democratização no cumprimento do seu objetivo principal: organizar e divulgar, por meio do Diário Oficial, as leis e os atos das três esferas do governo do Estado de São Paulo - Executivo, Legislativo e Judiciário.


“Como testemunha da história do nosso país e do mundo, a Imprensa Oficial registrou fatos marcantes, como as grandes guerras da primeira metade do século XX, a Revolução Constitucionalista de 32, o Estado Novo, o regime militar e a luta pela redemocratização do país.


Em pouco mais de um século de existência, desde a compra da primeira máquina de escrever até a adoção dos sofisticados recursos da era digital, a empresa firmou-se como referência de qualidade e confiabilidade para profissionais de diversas áreas, para clientes e parceiros e para seus mais constantes usuários, os funcionários públicos.


E assim, enquanto cumpre seu papel, a Imprensa Oficial vai também construindo sua própria história.

Modernidade -Qualidade -Compromisso social

Seus mais de mil funcionários estão capacitados para responder por tarefas editoriais da concepção à produção, pelo funcionamento de sistemas informatizados em todas as etapas do trabalho e pela operação de equipamentos da mais avançada tecnologia.

Ao longo da sua história, a Imprensa Oficial passou por muitas transformações, mas contribuíram decisivamente para sua posição atual as medidas modernizadoras adotadas a partir de 1995 e os avanços que vêm ocorrendo desde 2003, quando foi sancionada a Lei 11.455 e uma nova fase se abriu para a Imprensa Oficial: dos limites de atuar apenas como gráfica, torna-se uma editora; ganha autonomia para atuar como uma agência de notícias, distribuindo informações sobre o Estado a outros meios jornalísticos; assume a responsabilidade conferida pelo governo do Estado de ser Autoridade Certificadora Digital.

O compromisso, agora, é aprofundar a modernização, introduzir novos processos de gestão, elevar os investimentos em tecnologia da informação e consolidar as parcerias com a sociedade civil.

Missão

“Garantir à sociedade o acesso democrático às informações de interesse público - setor público e privado - e dar publicidade aos atos dos três poderes, dando transparência à administração pública e assegurando a perenidade e autenticidade dos dados publicados. Viabilizar ações estratégicas de governo e iniciativas culturais.

Visão

“Atuar como agente de transformação social, universalizando a informação, o seu entendimento, e facilitando o diálogo entre governo e sociedade. Ser referência em gestão pública, reconhecida internacionalmente por sua excelência e inovação.



Valores

“Atuar num ambiente harmônico com ética, transparência, empreendedorismo, austeridade na gestão e credibilidade, direcionando suas ações para o desenvolvimento da sociedade.”

FONTE: Disponível em: <http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/Sobre/Apresentacao_20_1.aspx>. Acesso em: 20 mar. 2009.



Diário Oficial do Estado de São Paulo – D.O. Online (DOE-SP)


Na mesma página, a instituição coloca sua “principal atividade”, a publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo – DOE-SP. Essa publicação até o ano de 2008 era restrita aos assinantes.


Agora, estão gratuitamente disponiblizadas as edições do DOE desde 1891, sendo que a partir das edições de 2003, a busca por um texto poder ser feita por meio de palavras e por datas disponiblizadas no calendário virtual ou por edição e caderno, e, as edições anteriores a 2003 podem ser feitas somente por datas ou por edição e caderno.


As páginas estão em arquivos de PDF. Porém, como a Imprensa Oficial digitalizou páginas do DOE de suporte físico, as páginas digitalizadas apresentam problemas, por exemplo, para copiar e colar o texto de forma integral e sem erros, ou há páginas que nas quais não é possível o ato de copiar o texto, ou ainda, há páginas que não podem ser salvas no computador, mesmo estando em PDF.


Porém, o fato de se dispobilizar a publicação, já é um fato importante a questão de acesso à informação sobre atos do governo paulista e do setor público em geral.



Eis a apresentação do produto pela IMESP.


A publicação do Diário Oficial é a principal atividade da empresa. A preparação e impressão de suas aproximadamente duas mil páginas diárias consome 450 quilômetros de papel todas as noites e exige uma operação de grandes proporções, com uso de alta tecnologia, para garantir segurança e confiabilidade à publicação.


“Seu conteúdo são as leis, decisões administrativas, atos e resoluções legais do Governo Estado de São Paulo, organizados e distribuídos nos cadernos Executivo, Legislativo, Judiciário, Empresarial e Junta Comercial. As matérias chegam de cerca de seis mil diferentes pontos do Estado e são todas transmitidas com a segurança e privacidade da certificação digital.


“No caderno Empresarial ficam à disposição dos interessados as atas, balanços e editais que as companhias de capital aberto publicam obrigatoriamente nos diários oficiais, tornando mais claras e transparentes as demonstrações financeiras destas empresas, que são irradiadoras de direitos e obrigações, à sociedade.


“A versão digital do Diário Oficial, o
DO.online, reúne um arquivo com as edições dessa publicação desde 1991. São milhões de páginas, digitalizadas, indexadas e disponíveis para consulta pela Internet.


“Mais do que facilitar o acesso à informação, o DO.online garante a confiabilidade e autenticidade do documento consultado, possibilitando o uso da Certificação Digital.”


FONTE: Disponível em: <http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/Sobre/DiarioOficial_20_1_b.aspx>. Acesso em: 20 mar. 2009.



Outros serviços e produtos da IMESP



Continuando, há a parte dos “Seviços e Produtos” que são:

  • Serviços e Produtos Web” - o D.O. Online, isto é, a pulicação do diário Oficial do Estado, disponiblizada em PDF, E-negócios públicos que dispobibliza informações sobre licitações, pregões, leilões, concursos etc.

  • Serviços Gráficos” - com serviços de impressão de vários tipos de publicações, livros, jornais de empresas públiucas e instituições sem fins lucrativos;

  • Editora” - já foram publicados mais de 400 títulos;

  • Produtos Jornalísticos” - inclui Agência de Notícias;

  • Certificado Oficial” - IMESP é a Autoridade Certificadora Ofical do Estado de São Paulo para certificação digital para a esfera pública municipal, estadual e federal nos poderes legislativo, judiciário e executivo.


FONTE: Disonível em: <http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/Sobre/ServicosProdutos_20_2.aspx>. Acesso em: 20 mar. 2009.



Em “Clientes”, são explicitadas cerca de 30 instituições que se utilizam dos serviços do IMPES, maioria são órgão ligados à administração pública do Estado de São Paulo, como Secretarai de Estado da Educação, Ministério Público de São Paulo, Procuradoria Geral do Estado, e, instituições universitárias como a Fundação Universitária para o Vestibular – Fuvest, a Fundação Vunesp, a Edusp.


Em “Prêmios”, cita-se como grande destaque, 27 Prêmios Jabutis, sobre livros, conferidos pela Câmara Brasileira do Livro.


Em “Responsabiliade Social”, a IMESP mostra suas ações na área social como recicalgem e anti-desperdícios de materiais, frentes de trabalho, ações educativas etc.



Outras informações da instituição



No site há formas contato com a empresa, explicitando-se, assim, o enderço, canais para atendimento ao cliente, endereço e outras informações.


Credibilidade da instituição e de sua base de textos completos do “Diário Oficial”


Com essas informações, pode-se afirmar que a instituição Impresa Oficial de São Paulo confere credibilidade à base referencial de texto completo das edições e páginas do Diário Oficial do Estado de São Paulo, apesar de problemas que há na disponiblização de páginas do DOE.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Neste post, aprsentasou-se A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo como instituição que dá credibilidade à sua base referencial de texto completo das páginas do “Diário Oficial do Estado de São Paulo”, além de aprsentar outros aspectos da empresa colocados no site da IMESP.





© 2017 - 2025 by NeoCyber.