Postagem realizada em: 29/03/2009 às 22:23:22 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Cristina Lourenco
Pesquisando sobre bases de dados bibliográficos, deparei-me com o site da OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde.
Sobre a história da organização, consta como um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países da América. Também atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde e faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Apresenta-se como visão da organização, serem agentes catalisadores para que todos os habitantes das Américas gozem de ótima saúde e contribuam para o bem-estar de suas famílias e comunidades, visão esta um pouco idealista, na minha opinião.
Como missão, visa orientar os esforços estratégicos de colaboração entre os Estados membros e outros parceiros, no sentido de promover a eqüidade na saúde, combater doenças como: enfermidades cardiovasculares, câncer, diabetes, drogas, alcoolismo dentre outras. Neste caso a utilização da informação é um meio de comunicação a serviço da população visando melhorar a qualidade de vida e elevar a expectativa de vida dos povos das Américas.
Técnicos e cientistas de vários países do mundo estão vinculados a OPAS. São eles que promovem a transferência de tecnologia e a difusão do conhecimento acumulado através de experiências produzidas nos Estados Membros da OPAS/OMS.
A organização possui uma extensa parceria onde capacita trabalhadores da área de saúde por meio de bolsas de estudo, cursos, seminários e fortalecimento acadêmico, sendo que hoje possui um amplo recurso tecnológico com programas de publicação que difundi uma informação técnica e cientifica, além de um rede de biblioteca especializada em saúde garantindo um desempenho transparente e integro para todos os Países a ela relacionado.
Em sua base de dados constam publicações e artigos de fácil entendimento, orientativos, sobre áreas da saúde, inclusive cartilhas, como uma sobre a vacinação. O site também oferece links a outros sites informativos da área da saúde, sendo a Bireme uma delas.