Postagem realizada em: 08/05/2009 às 20:31:40 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Aparecida Maria de Carvalho
SEMINÁRIO : BASE DE DADOS DE TEXTOS COMPLETOS
GRUPO: Amanda, Cristiana , Pamela ( noturno)
Este importante tema, para nós profissionais da informação, foi apresentado, procurando demonstrar a praticidade e abrangência de grandes e conceituadas bases de dados nacionais e internacionais.
O grupo desenvolveu o seu seminário , enfocando bases conhecidas como , Scielo , Ibict e outras ainda nem tanto, como : Project Muse , Jstor e Elsevier( pelo menos para mim)
Para mostra-las aos colegas, verificou-se uma apresentação geral, com histórico, missão, áreas cobertas e algumas telas de apoio.
Outros grupos de semestres passados, também se valeram destas ferramentas, mas posso acrescentar a relevância de portais, como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP , que traz teses desde os anos 70 ( com o nome de SABER )
O Elsevier, por exemplo é um portal muito interessante. Ao se navegar neste , temos contato com uma das casas editoriais mais antigas do mundo. Atendendo mais as áreas de ciência , saúde , tecnologia, publicando por ano, uma base de 300 títulos, entre reimpressões e novas edições. Além de outras fontes para educação , jurídico , negócios , cursos, etc.
Destes todos apresentados pelo grupo, o mais conhecido para mim , é a base de dados da Scielo, que já serviu de fonte de pesquisa para trabalhos de disciplinas passadas.
Foi percebido que, é necessário enterdermos como funcionam estas ferramentas, que serão indispensáveis para nosso futuros trabalhos e pesquisas. Através da parte prática do seminário, mostrou-se que , com o conhecimento do suporte , o pesquisador consegue obter inúmeras informações de artigos de revistas, jornais , teses , textos, etc.
Algumas ferramentas, na verdade, requerem maior entedimento das áreas em questão pela elaboração da busca. Porém, outros sites, igualmente, se apresentam de forma simples e objetiva, podendo ser acessado por leigos no assunto.
Podemos concluir que , independentemente da ferramenta, os instrumentos aí estão para serem bem usufruídos.