Postagem realizada em: 08/05/2009 às 21:13:29 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Beatriz Cristiane de Araujo
Universidade de São Paulo
Escola de Comunicações e Artes
Disciplina: Recursos Informacionais II
Professora: Brasilina Passarelli
Discente: Beatriz Cristiane de Araújo
Seminário: Bases de dados de textos completos
Na aula do da 4 de maio de 2009, as colegas Graziela e Luciana apresentaram o seminário sobre bases de dados de texto completo.
As seis bases apresentadas foram:
- Jstor: criada em 1995 por William G. Bowen. A base cobre periódicos acadêmicos em todas as áreas do conhecimento. É uma base multidisciplinar com abrangência mundial. O acesso e a essa base é pago. E essa base não possui linguagem de indexação.
- Lexis Nexis: é uma base que pertence ao grupo Elsevier. A base cobre informações jurídicas, informações sobre negócios e notícias. Possui vocabulários controlado e cada termos é acompanhado de uma breve explicação.
- Projetc MUSE: cobre as ciências sociais e exatas. Usam a Lista de Cabeçalho da Library of Congress (LCSH) para indexação.
- Scielo: tem cobertura multidisciplinar. O órgão mantedor é a Bireme e mais recentemente o CNPq. É uma base de periódicos científicos. A busca é feita por artigo científico. A linguagem de indexação é por palavra-chave. O acesso é grátis e online.
- Relalyc (Rede de Revistas Científicas da América Latina y el Caribe, Espana e Portugal): É um projeto da Universidade Autônoma de Estado de México. A base foi inaugurada em 2002. É uma hemeroteca científica. O acesso é online.
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo -USP: agrega teses e dissertações defendidas desde 1970, na USP. A bases existe desde 2001 e é conhecida como portal do Saber.