Sumário

  1. Primeiro Acesso
  2. Recuperação de Senha
  3. Login
  4. Painel
  5. Postagem de Atividades
  6. Postagem em Blog
  7. Inserir figuras em postagem

 

 


1. Primeiro Acesso

Se você é um aluno novo no curso um pré-cadastro com seu número USP e Nome é gerado pela nossa equipe, para realizar o acesso é necessário completar este cadastro, com as demais informações pessoais.

Este processo é realizado através do link "login" no topo direito da página do Nexus 3.0, conforme imagem abaixo:

Ao clicar em login você será redirecionado para a a tela abaixo, onde você poderá completar seu cadastro no sistema Nexus 3.0 através de um dos links destacados.

 

Clicando em qualquer um dos links você será levado para a página abaixo, nela você deverá digitar seu Número USP, e clicar no botão pesquisar (Lupa à direita do campo para o número USP).

Caso você já tenha um cadastro completo você será avisado disto, caso contrário os campos para complementar o cadastro serão mostrados.

 

 

Após concluir seu cadastro e salvá-lo, você será levado novamente para a tela de login, onde você poderá usar seu usuário e senha cadastrados para realizar o login e acessar o sistema.

 

Atenção: É extremamente importante utilizar um e-mail válido (e que você tenha acesso) para completar seu cadastro, pois sem este você não conseguirá recuperar sua senha caso precise.

 

 

 

 


2. Recuperar Senha

Se você tiver esquecido sua senha, você pode recuperá-la através da própria plataforma, para tanto, no página inicial do Nexus 3.0, acesse o link login:

Você será levado para a tela de login, da mesma forma como se fosse acessar a plataforma ou criar seu primeiro cadastro.

E uma vez dentro da tela de login, utilize o link "Esqueci minha senha", conforme imagem abaixo:

A tela a seguir será exibida, nela você precisará informar o seu nome de usuário, escolhido no momento do seu cadastro e clicar em "Recuperar senha".

Depois deste passo é necessário entrar em sua caixa de e-mail, lá você verá uma mensagem do Nexus 3.0 (Lembre-se de verificar no spam também, caso não esteja em sua caixa de entrada), quando abrir a mensagem ela deve ser semelhante a esta:

Basta seguir as instruções da mensagem, ou seja, clique no link (ou o copie e cole em outra aba do seu navegador de internet), e você será levado para a tela de recuperação de senha:

 

Uma vez digitada a nova senha, o sistema voltará a tela de login e você já conseguirá entrar na plataforma novamente.

 

 

 


3. Login

Para realizar seu login no ambiente do Nexus 3.0 basta acessar a página inicial e clicar no link "Login", no canto superior direito da tela, conforme ilustra imagem abaixo:

Após isso, será aberta a tela de login onde basta digitar seu nome de usuário e senha escolhidos quando você completou seu cadastro.

 

 

 

 


4. Painel

Uma vez realizado o login você será levado até seu painel, que se parece a imagem abaixo:

Nesta tela é possível visualizar o cronograma compledo de sua disciplina:

Dentro da área do cronograma você terá o conteúdo ministrado nas aulas, caso este conteúdo apresente algum link complementar para a aula, este será mostrado em azul conforme ilustra a imagem abaixo:

Também é possível mostrar o conteúdo em tela inteira através do botão "Visualizar":

E, caso a aula exija alguma entrega de atividade, será exibido o botão abaixo (Entregar Atividade)

 

No seu painel também é exibido uma área abaixo do cronograma onde você consegue ter uma resumo da sua situação acadêmica

Nesta área são exibidas:

  • Quantidade de atividades previstas
  • Quantidade de atividades entregues
  • Nota final provisória
  • Total de aulas
  • E os Números de presenças e faltas que você possui.

 

Atenção: Cabe ressaltar que que a nota final é PROVISÓRIA, ou seja, até o fechamento da nota ela pode sofrer alteração, devido a avaliação do grupo, individual, atividades não entregues etc.

 

 

 


5. Postagem de atividades

Para realizar a entrega da atividade para determinada aula é necessário acessar seu painel, conforme descrito nos itens 3. Login e 4. Painel deste documento.

Uma vez dentro do painel, localize a aula sobre a qual foi realizada a ativdade, e dentro desta aula, clique no botão Entregar Atividade:

Uma vez clicado no botão você será redirecionado para a tela de inserção da atividade e você verá a seguinte tela:

Basta preencher as informações solicitadas de acordo com a oritentação da professora e clicar no botão Salvar.

 

Atenção: Só é possível enviar uma entrega por aula.

 

 


6. Postagem no blog

Para criar uma nova postagem no seu blog é necessário acessar seu painel, conforme descrito nos itens 3. Login e 4. Painel deste documento.

Uma vez dentro do painel, localize do lado esquerdo de sua tela o item de menu chamado "Blog" e depois no item "Criar Post", conforme imagem abaixo:

Será mostrada a tela abaixo para que você crie livremente seu post:

 

Você poderá voltar e editar seu post sempre que julgar necessário, quando finalizar de editá-lo, lembre-se de clicar em Salvar.

 

Importante: Quando estiver satisfeito com o seu post, lembre-se de marcar a opção "Ativo" para que ele seja listado publicamente em seu blog.

 

7. Inserir figuras em postagem

Pelo fato do Nexus se tratar de um ambiente web não é possível copiar imagens diretamente do word para o editor de textos dele, visto que estas imanges estão armazenadas diretamente no arquivo de Word.

Observação: Caso só tenha a imagem em Word, é necessário salvá-la externamente, para isso clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção "Salvar Imagem Como...", conforme imagem abaixo:

Para conseguir utilizar uma imagem em seu texto do blog é necessário inseri-la utilizando a ferramenta própria para isso confirme as instruções abaixo:

Uma vez estando dentro da tela de inserção de postagens para o blog, você verá o editor de textos, o qual contém um botão chamado "Imagem", destacado no print abaixo:

Este é o botão responsável pela inserção de imagens no corpo do texto de suas postagens no blog, clicando nele, será exibida a janela para informar o endereço da imagem que desejamos utilizar (podemos utilizar diretamente imagens da internet, contidas em outros sites, desde que saibamos o endereço completo para chegar até esta imagem), juntamente com o botão "Localizar no servidor".

Clicando no botão "Localizar no servidor" seremos levados até outra janela onde podemos escolher entre uma das várias imagens já enviadas para o nosso blog ou enviar uma nova mensagem utilizando o botão destacado abaixo:

Uma vez clicado no botão, será exibida uma nova janela onde você irá enviar a imagem desejada, para isso é possível arrastar a imagem de seu computador e soltar na área central da tela, ou simplesmente clicar na área central e escolher a imagem que deseja enviar.

Quando o upload tiver sido concluído, a imagem selecionada será exibida conforme abaixo:

Neste ponto basta clicar sobre a imagem e ela será levada para a tela com as propriedades da imagem:

Nesta tela é possível informar a largura e altura da imagem, além do alinhamento, e espaços entre a imagem e o texto, sendo VSpace o espaço Vertical e HSpace o espaço horizontal, terminado os ajustes aqui podemos clicar no botão "OK", e a imagem será inserida no corpo do texto, conforme é possível verificar abaixo:

 


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